Maputo

Maputo
Da minha janela...

segunda-feira, dezembro 12, 2011

KidsGames em Picoco, Boane

A tarefa final de uma formação em ministérios desportivos é organizar um programa com as crianças da comunidade, de forma a colocar em prática o conjunto de ferramentas e métodos aprendidos durante a formação, no uso de desportos/jogos, na interacção com as crianças, no uso de criatividade e da aprendizagem pela experiência para comunicar valores.

O dia começou um pouco chuvoso e frio, e com alguma dificuldade as crianças começaram a chegar ao local.



Algumas destas crianças não chegam sozinhas. Ás costas trazem os seus irmãozinhos mais novos, alguns deles com apenas alguns meses de idade, quando estas têm pouco mais de 6 anos. Esta é uma realidade social que acontece um pouco por todo o lado, em que as crianças são completamente expostas ao estilo de vida adulto, e privadas de uma infância e de um desenvolvimento normal.




Mesmo assim, o dia é para brincar muito, devolver sorrisos às crianças e ensinar-lhes coisas valiosas através de cada jogo ou brincadeira:


Saltar à corda

Puxa a corda

Carrinho de Mão

Salto em Comprimento

Cabra cega
 Apesar de toda a brincadeira, não pode faltar um tempo de reflexão sobre o que se fez, o que se aprendeu, e como a vida pode ser diferente apartir daquele dia, se todos fizermos a nossa parte.


Sem comentários:

Enviar um comentário