Maputo

Maputo

quarta-feira, novembro 18, 2009

Glossário



Para quem estiver interessado em visitar Moçambique, aqui vão algumas palavras que vai precisar de conhecer e usar:


Chapa - Carrinha Hiace de 9 lugares, usada como transporte público dentro da cidade, com capacidade entre 18 e 22 passageiros.

Mola - Dinheiro
Celular - Telemóvel
Crédito - Saldo do telemóvel
Maningue Nice - Muito Giro
Kanimambo - Obrigado
Job - Trabalho
Mulungo - Homem Branco

Diálogo entre um moçambicano e um português:


P - Olá bom dia, está tudo bem?
M - Bom dia boss, eu estou bem, não sei do seu lado...
P -Eu estou bem, só que hoje perdi o telemóvel!
M - Afinal?
P - É verdade, não sei onde o coloquei ontem à noite...
M - Hás de encontrar, não te preocupes.
P - Já agora posso usar o teu para fazer uma chamada?
M - Desculpa, mas estou sem crédito, estou a pedir 20.
P - Toma lá, vai comprar crédito. Já almoçaste?
M - Ainda...

2 comentários:

  1. Antes de mais gostaria de os felicitar pela vossa entrega a causas tão nobres. Pela leitura deste blog posso verificar que se trata de uma família muito especial.

    O meu nome é Alexandre e estou a ponderar um convite de emprego em Maputo. No entanto, é difícil decidir uma mudança tão radical na nossa vida sem conhecer o país e a cidade.
    Mudar do Centro-Norte de Portugal para o Sul de Moçambique assusta um pouco, pelo que enquanto não chega o momento de visitar Maputo, vou colhendo informação na internet. Foi nesta tarefa que tive o prazer de encontrar este blog.
    Neste momento, esperando que tenham disponibilidade para me responderem, gostaria de deixar aqui agumas questões relacionadas com a vida em Maputo/Moçambique, que são as seguintes:
    - Sem contar com custos associados a habitação e carro, qual o rendimento razoável para uma família de 3 pessoas (um casal com um filho de 8 anos) ter uma vida tranquila?
    - Será fácil para uma criança de 8 anos adaptar-se à vida aí, nomeadamente à Escola Portuguesa?
    - Podendo incluír ligação terrestre da Africa do Sul, qual a forma mais barata de voar de avião do Porto/Lisboa até Maputo?
    Antecipadamente grato pela atenção dispensada. Independentemente de obter resposta a estas questões, deixo os meus parabéns pela forma como "levam" a vida. Obrigado.

    ResponderEliminar
  2. Alexandre, terei todo o gosto em responder. Por favor envie e-mail para jprataspalma@gmail.com para falarmos mais tranquilamente e em privado.

    ResponderEliminar