Maputo

Maputo

segunda-feira, dezembro 10, 2012

Futebol, não importa aonde nem como...

A poucos kilómetros do centro da cidade de Maputo, logo a seguir às portagens da Matola, encontramos uma zona a que os populares chamaram de Casa Branca, em virtude de ali existir uma Casa Branca, que em tempos terá sido o conhecido restaurante "Cavalo Branco".

Agora em ruínas, continua a dar nome a esta zona e é assim que lhe chamamos quando referimos a equipa de futebol a que a Igreja Filadélfia decidiu dar apoio.

Ali encontramos um campo pelado, com os altos e baixos habituais desta terra vermelha, rodeada de casas, barracas, galinhas e lixo... muito lixo.

Mas isso não é impedimento para que o "mister" junte ali as crianças 2 vezes por dia (para atingir todas as crianças que não estejam na hora escolar) para lhes ensinar os passos e truques do desporto que continua a apaixonar grandes e pequenos, ricos e pobres.

Hoje, temos a visita do nosso treinador Saidate, que partilha com as crianças o valor dos sonhos, e a vontade de as ajudar a lutar por uma vida melhor.

Quais são os vossos sonhos? - pergunta ele, àqueles meninos. Ser jogador de futebol... diz um. Ser treinador... acrescenta outro.

De seguida perguntamos-lhes o que é necessário fazer para conseguir tudo isso. Trabalho, claro está! Muito trabalho! Ou como diria um treinador da nossa praça: Trabalho, trabalho, trabalho.

Semana após semana estas crianças aprendem a fazer aquilo que mais gostam - jogar futebol, mas também aprendem os valores que lhes servirão para a vida, para construirem melhores familias, uma melhor sociedade, e acima de tudo, conhecerem o Deus que as ama incondicionalmente.




1 comentário: