Maputo

Maputo

sexta-feira, dezembro 23, 2011

Não havia lugar para eles...


Há poucos dias atrás, quando conduzia numa das principais avenidas de Maputo, deparei-me com esta imagem! Eram 8:23 da manhã, e o sol já ia bem alto.

A cidade teria acordado nessa quarta-feira para mais um dia de trabalho, e na Baixa o trânsito soprava de um lado para outro, qual vento sem direcção. Alguns atrasados para o trabalho, outros na busca das lojas onde comprar os desejados bens para a "festa da familia" que se aproxima.

Ali ao lado, entre buzinas, travagens e acelerações dos milhares de carros que percorrem a Avenida 25 de Setembro todas as manhãs, estão 3 crianças a dormir, alheias a tudo e ignoradas por todos. É algo que já nos habituámos a ver, diriam alguns. É a triste realidade de um país pobre, diriam outros. Mas o que é que eu posso dizer?

Bem, o semáforo ficou verde, e eu continuei o meu caminho em direcção ao meu destino. Aquela imagem ficou retida na minha memória mas também no meu telemóvel. Uma cidade com mais de 1 milhão de habitantes não tem lugar para estas crianças.

Esta história faz-me lembrar uma outra história passada há dois mil anos atrás, quando não havia lugar para hospedar uma criança recém-nascida e os seus pais.

"e ela deu à luz o seu filho primogênito, enfaixou-o e o deitou na manjedoura, porque não havia lugar para eles na hospedaria." (transcrito da Bíblia, em Lucas 2:7)

Aquele menino que tinha sido anunciado como o Salvador, e a luz que havia de brilhar sobre o mundo, não tinha lugar para nascer. Foi o mesmo menino que quando cresceu e começou a falar ao mundo daquilo que era a sua missão, foi rejeitado e entregue às autoridades para ser morto. Não havia lugar para Ele no mundo. O mesmo homem que morreu numa cruz, foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, mas que não tinha lugar no coração dos homens.

Jesus já nem tem lugar na história de Natal, onde foi substituido pela árvore iluminada, pelos presentes embrulhados e pela mesa cheia do que muitos nunca ouvirão falar.

"O anjo porém lhes disse: Não temais; eis aqui vos trago boa-nova de grande alegria, que o será para todo o povo: é que hoje vos nasceu, na cidade de Davi, o Salvador, que é Cristo, o Senhor."
(transcrito da Bíblia, em Lucas 2:10-11)

Em vez de um menino que traz um notícia alegre para todos, aprendemos a conhecer o Pai Natal que traz presentes só para alguns.

Jesus não tinha lugar na hospedaria, no mundo, nem na sua própria celebração.
E no seu coração, existirá lugar para Ele?

Clique aqui para saber mais acerca de Jesus.

Feliz Natal!

Sem comentários:

Enviar um comentário