Maputo

Maputo

domingo, junho 21, 2009

A força do futebol...




Começámos a Escola de Futebol na Casa das Formigas há cerca de ano e meio, mas nos últimos meses, em vez de ficarmos dentro das instalações da Casa Lar, decidimos fazer o treino no campo de futebol duma Escola Primária ali perto.

Todos os domingos à tarde, os cerca de 35 adolescentes da Casa das Formigas, equipam-se a rigor, e lá vão para o campo da escola. Hoje, como é normal, a cena repetiu-se, mas para nosso espanto, ao nos aproximarmos, vimos ao longe um grande grupo de crianças da vizinhança, sentado no passeio da escola, no local onde costumamos fazer os treinos e dar as lições. Alguém já chegou primeiro para fazer algum trabalho...pensei eu. Mas não! Eram cerca de 30 miúdos, e estavam à nossa espera! Queriam jogar connosco!

"Bom, se querem jogar connosco, também têm de treinar connosco, e para treinar connosco, têm de ouvir a nossa lição, ok?" - perguntámos nós. "Claro, já estamos organizados e queremos nos juntar" foi logo a sua resposta.

O que tinha começado por 30 crianças, estava agora em 65, e cerca de metade nós nem conheciamos de onde eram. Assim, dividimos o grupo ao meio, e depois de um aquecimento colectivo, enquanto metade do grupo treinava "passes longos" com o Saidate, a outra metade ficava atrás do pavilhão a ouvir acerca de "servir os outros" e do doutor da lei que perguntou a Jesus qual era o maior mandamento.

Estamos gratos por esta oportunidade e servir as crianças e adolescentes do Bairro da Liberdade. É bem provável que nem todos venham a ser grandes jogadores de futebol, mas gostariamos muito de que todos viessem a saber o que existe de mais importante na vida, muito melhor que os golos.

1 comentário: