Maputo

Maputo

domingo, maio 10, 2009

Dia da Mãe...








Quando a minha mãe, após estes anos todos, quer mostrar-me que ainda me conhece bem, diz assim: Esqueceste que andaste 9 meses na minha barriga!

Aqui em Moçambique, bem podiam dizer: Andaste 9 meses na barriga e mais 3 anos nas costas!

Venho de um país com licenças de parto, maternidade e paternidade. País de fraldas descartáveis, biberons esterilizados e muito Aero OM para o bebé não chorar.

Estou num país onde as mães carregam os seus filhos nas costas desde que o sol se levanta até se deitar. Vão à lenha com os meninos, vão à àgua com os meninos, vão às compras, vão vender, fazem a machamba (horta) e ainda cozinham. Sempre com o seu filho nas costas, num contacto permanente com a mãe.

Será que algum dia, esses homens ou mulheres vão entender o que as suas mães fizeram por si?

2 comentários:

  1. Esperemos que sim. É ter esperança que naqueles coraçõeszinhos o sentido de gratidão cresça tb com eles e permaneça por todo o sempre.

    ResponderEliminar
  2. Paula Arrais6:49 da tarde

    Eu acho que sim, que reconhecem! Nunca tinha pensado nisso, mas no nossso trabalho com jovens de origem africana, uma das coisas que mais admiramos é o respeito que todos eles sem excepção têm pelas suas mães! Muito diferente do que qualquer jovem ocidental mesmo que goste da mãe faz transparecer. O respeito e admiração que têm pelas mães é muito maior do que pelos pais. Quem sabe se isso tem influência?

    Era interessante pesquisar mais sobre isso...

    ResponderEliminar