Maputo

Maputo

sábado, agosto 09, 2008

Citius, Altius, Fortius


Começaram os Jogos Olimpicos, o maior evento desportivo à face da Terra.

Mais de 10,000 atletas vindos de 205 países e regiões do mundo lutarão durante 17 dias para conquistar as 302 medalhas de ouro em 28 modalidades.

Apenas alguns alcançarão o ouro, mas todos correrão por ele!

Há mais de 2000 anos, o apóstolo Paulo disse estas palavras:
"Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos na verdade, correm, mas um só leva o prémio? Correi de tal maneira que o alcanceis."

Para a maior parte dos atletas olimpicos a luta pela glória desportiva durará apenas 4 anos. Para outros, existe um prémio que vai muito além do ouro - a experiência de uma vida com significado e propósito eterno.

É o caso de Eric Liddel, atleta e missionário escocês na China, que em 6 de Julho de 1924 chocou o mundo do desporto ao desistir de correr a eliminatória dos 100 mt, nos Jogos Olimpicos de Paris, por uma convicção de fé.

Eric Liddel acabou por participar na prova de 400 mt, onde conquistou a medalha de ouro, e bateu o record do mundo.

Após a sua participação olímpica, Liddell regressou ao norte da China, servindo como missionário nas cidades de Tianjin e Siaochang, entre 1925 e 1943. Durante esta estadia na China, Eric for ordenado pastor em 1932, e conheceu e casou com Florence Mackenzie, de origem canadiana, em 1934. Deste matrimónio resultaram três filhas: Patricia, Heather e Maureen. Nas décadas de 1930 e 1940 a China era um território extremamente perigoso, devido à invasão japonesa e aos conflitos subsequentes, relacionados com a II Guerra Mundial. Nesse contexto, Liddell providenciou para que Florence e as filhas fossem evacuadas para o Canadá em 1941, permanecendo ele próprio em território chinês, até ser internado num campo de concentração das forças japonesas, juntamente com outros cidadãos britânicos e norte-americanos, em 1943. Aí faleceu, provavelmente devido a um tumor cerebral e a um surto de febre tifóide, em 1945.

Pessoas que lidaram de perto com ele descrevem-no como alquém que "vivia acima daquilo que pregava".


1 comentário:

  1. Só faltam alguns meses para os jogos olmpicos.
    Jónatas X

    ResponderEliminar