Maputo

Maputo

sábado, janeiro 29, 2011

Formação para a Vida

Durante 6 dias, 31 jovens de 15 igrejas e organizações juntaram-se para um treino intensivo em Ministérios Desportivos como preparação para o grande evento desportivo que Maputo receberá no próximo mês de Setembro - os Jogos Africanos.

KidsGames, Ubabalo - Formação para a Vida e Aprendizagem pela Experiência foram alguns dos tópicos. O uso do desporto para a educação é uma forma de alcançar as crianças e adolescentes, por uma geração que deseja fazer a diferença na sua nação.

Cerimónia de encerramento... um certificado, uma bola, muitos recursos e um coração cheio!


Dinâmica de grupo e aprendizagem pela experiência

Facilitação - mudando a sociedade através do desporto

Ubabalo - Formação para a Vida

Plano de Treino - Cabeceamento ... Estabelecendo objectivos!

Preparando o terreno para o programa de KidsGames...

Planeando o programa de KidsGames

Estratégias para alcançar a comunidade...

Intercedendo pela Nação...

Recebendo as crianças...

Alegria

Euforia

Jogos

Competição

Reflexão em pequenos grupos...

Literatura - a melhor história... 

E isto não é o fim, mas apenas o principio de grandes coisas que hão de acontecer...

domingo, janeiro 09, 2011

Os Animais das nossas férias

Entre todos os animais que vimos nos últimos dias, alguns deles nunca esperariamos encontrar em África, mas a verdade é que todos eles vivem por estas bandas:


As vacas em Bredasdorp...


Os cavalos em Stellenbosch...


Uma cheeta no Spier...


Pinguins em Simon's Town...



Macacos em Cape Point...



Avestruzes em Cape Point...


Camelos em Kommetjie...

Gaivotas em Cape Town...



Leões Marinhos no Waterfront de Cape Town...


E finalmente, ursos de peluche gigantes em Franshhoek.

(Re) Descobertas em familia

Uma das coisas mais interessantes quando estamos fora do nosso país é vermos a presença e a influência que Portugal teve e ainda tem nalgumas partes do mundo.

Pela primeira vez desde que chegámos a Moçambique, pudemos fazer umas verdadeiras férias em familia, redescobrindo aquilo que os nossos antepassados fizeram na época dos descobrimentos.

A primera (re) descoberta foi o Cabo das Agulhas, considerado o ponto mais a sul do continente africano, que divide oficialmente o Oceano Indico do Oceano Atlântico. Este cabo foi visto pela primeira vez por Bartolomeu Dias, na viagem de descobrimentos da passagem para o indíco (1487-1488).


Uns dias mais tarde foi o Cabo da Boa Esperança, dobrado em 1488 por Bartolomeu Dias, tendo-o chamado de Cabo das Tormentas.

"Partidos dali, houveram vista daquele grande e notável cabo, ao qual por causa dos perigos e tormentas em o dobrar lhe puseram o nome de Tormentoso, mas el-rei D. João II lhe chamou cabo da Boa Esperança, por aquilo que prometia para o descobrimento da Índia tão desejada."





Finalmente, descobrimos como o Café e o Pastel de Nata português ultrapassaram fronteiras e se tornaram numa delicia a qualquer hora, sempre que haja um Vida e Caffè por perto. Desculpem mas não consegui tirar a fotografia com o pastel inteiro:


sexta-feira, dezembro 24, 2010

Feliz Natal



“ E, vendo eles a estrela, alegraram-se com grande e intenso júbilo. Entrando na casa,
viram o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se, o adoraram;
e, abrindo os seus tesouros, entregaram-lhe suas ofertas: ouro, incenso e mirra.”
Mateus 2:10-11


Queridos amigos,

Este é o 4º ano em que temos o privilégio de passar o Natal em África! Bem diferente do que estávamos habituados a celebrar, junto à lareira, com muita roupa quente, o nosso cenário está agora mais próximo da piscina, com t-shirts e Coca-Cola com muito gelo!

Apesar disso, e das poucas luzes de Natal que vemos nas ruas, não deixamos de pensar e de lembrar que nesta altura celebramos o maior acontecimento de toda a história da humanidade. O nascimento de um menino, adorado por uns e odiado por outros, que viria trazer ao mundo uma nova razão de viver, e a esperança de uma vida eterna e com significado.

Por aqui, em Moçambique, continuamos felizes por podermos partilhar esta notícia com todos os que Deus tem colocado no nosso caminho, e sabemos que para isso contamos com a ajuda de muitos amigos que longe da vista mas perto do coração, se têm preocupado connosco. Se esse é o seu caso, muito obrigado!

Que este Natal, seja também uma oportunidade de pensarmos naquilo que nós mesmos queremos oferecer a Jesus, tal como aqueles magos do oriente fizeram quando abriram os seus tesouros. Que o nosso “ouro, incenso ou mirra” seja aquilo que de mais precioso temos e que desejamos dar a quem deu o que de mais precioso tinha – a sua própria vida.

Obrigado por fazer parte da nossa família,

sexta-feira, dezembro 10, 2010

Nós e o gesso

Parece que a nossa familia tem uma certa predilecção pelo gesso!

Em Setembro de 2008, foi a Raquel,


Depois, em Maio de 2009, foi a vez da Mariana,


E agora, em 2010, foi a vez do nosso gato Pimpão!


Aceitamos propostas sobre quem será o galardoado em 2011!

domingo, dezembro 05, 2010

Roupas para quem precisa

Já passaram alguns meses desde que recebemos um contentor cheio de donativos vindos de Portugal, mas ainda temos muitas caixas de roupa, que nem sabemos o que contêm!
Na verdade, muitos têm sido os beneficiários de tanto carinho que recebemos, por muitas vias, e sempre que o fazemos, fazemos questão de que todas as pessoas que recebem roupas ou outros donativos, recebam de facto aquilo de que precisam.
Por isso é que são muitas as horas que gastamos antes que os bens cheguem a quem precisam.
Primeiro temos de abrir as muitas caixas e descobrir o que está lá dentro:


Depois, é preciso dividir por tipos de roupa e tamanhos e arrumar bem arrumadinho nas prateleiras:





E finalmente, voltar a encaixotar de acordo com as necessidades de quem vai receber. Desta vez, foram as crianças do Infantário 1º de Maio, em Maputo:



quarta-feira, novembro 24, 2010

Regresso à net!

Queridos amigos,

Mil desculpas pela ausência injustificada há mais de um mês neste espaço virtual.
O tempo corre mais depressa do que julgamos e por vezes algumas coisas que consideramos importantes, tal como o é a actualização regular deste espaço de comunicação, fica de lado por bastante tempo.

Durante este ultimo mês, muitas coisas aconteceram aqui. Aqui estão a mais interessantes:

- A Mariana participou num projecto de Calçada Portuguesa, e o seu trabalho foi seleccionado para uma exposição no Consulado de Portugal em Maputo,




- A Alice teve a visita da mana Sónia e do sobrinho Martim,



- A Mariana ganhou um concurso de sopas, na Escola Portuguesa,



- Vimos um leopardo no Kruger National Park,



- e continuamos felizes, como sempre!

sábado, outubro 09, 2010

11 anos

A Mariana fez hoje 11 anos de idade, e apesar de ser a mais nova da familia, é a única que celebra o seu aniversário pela 4ª vez no Hemisfério Sul, onde a água se escoa o contrário (sabiam esta?).

Mas não foi só a Mariana a estar de parabéns. O Pimpão, seu gatinho de estimação, também nasceu no dia 9 de Outubro, e completou hoje 1 ano de vida!

As fotos dizem o resto!