Maputo

Maputo

sábado, setembro 27, 2008

Kanimanbo!


(versão para download)

Chegou o contentor!
Finalmente conseguimos abrir o contentor e entregar os donativos na Casa das Formigas, no Bairro da Liberdade, arredores de Maputo.

A alegria das crianças e de todo o pessoal da Casa ao verem todas as coisas a serem descarregadas valeu todo o trabalho que tivemos para que este dia fosse possivel.

Não podemos deixar de agradecer a todos aqueles que contribuiram para que isto fosse possivel, enviando artigos necessários e em tão bom estado, contribuindo financeiramente para os custos do processo, ou simplesmente encorajando outros a se envolverem.

Uma palavra especial às entidades oficiais e privadas, que tanto em Portugal como em Moçambique abraçaram este projecto, tornando-o possivel:

Agal, Despachantes






sexta-feira, setembro 26, 2008

A Raquel e o Futebol...



Ela tentou jogar futebol na Escola, mas parece que a única coisa que conseguiu ganhar foi uma "bota branca" de um designer famoso de Maputo.


Esperamos que consiga recuperar a tempo do Mundial de Futebol 2010 em África do Sul.

quarta-feira, setembro 24, 2008

14 anos...







Para quem não sabia, fica a saber - O amor está no ar!


Foram 14 anos, mais propriamente 5110 dias ou para quem preferir, 122640 horas a construir a nossa familia. Querem saber mais? Ainda não acabou!


Para quem acha que o amor é eterno ou um "dado adquirido" é melhor que se cuide e comece a fazer o trabalho de casa! Da parte que nos toca, ainda achamos que temos muito para fazer, e nada de esperar que "chova". Quem tem mesmo de "regar" o casamento somos nós, e só podemos dizer que após 14 anos cheios de momentos bons, dificeis, angustiantes e divertidissimos, podemos dizer que nos amamos ainda mais do que naquele dia! E esta, hein?




segunda-feira, setembro 22, 2008

Os meus alunos



Será que o teste é assim tão dificil? Ou será o professor?

Estes são os alunos do Curso Médio, no Centro para o Desenvolvimento de Liderança, na Matola, a 25 km de Maputo, onde tenho a honra de ser o professor da disciplina de Principios de Liderança e Ética Cristã.


Este foi o primeiro teste deste semestre, e posso já adiantar que tiveram todos positiva!


Afinal, o professor não é assim tão mau!

quarta-feira, setembro 17, 2008

As Estrelas do Índico

Era uma vez uma menina chamada Susana que um dia resolveu entrar dentro do mar, como os submarinos.
Quando lá entrou ouviu uma voz a dizer "Socorro, socorro" e seguiu a voz que vinha de uma gruta selada há 5 anos. Tentou abri-la e estava lá um rapaz que disse: Olá, o meu nome é Carlos e vivo dentro desta gruta há cinco anos... Que te aconteceu? perguntou a Susana. Um dia vim à praia, naveguei e de repente uma corda puxou-me até à gruta... nunca mais vi a minha família - disse o Carlos, triste.
Ok, eu ajudo a tirar-te daqui - disse a Susana com ar de simpatia. Mas depois temos de ir ver o mar. Ok!
Depois de longas horas a ver o mar, nada melhor do que uma sopa de algas da Susana, que a avó lhe tinha ensinado...
Hora de jantarrrrr!!!!
Já vou, querida.
O quê? Querida? disse a Susana também um pouco apaixonada.
Casas comigo? disse o Carlos.
Sim. ...

E casaram no meio do mar com os peixes.


Composição de Mariana Pratas
4º D (Escola Portuguesa de Moçambique)

domingo, agosto 24, 2008

Alegria no céu...

Naquela manhã, no Hospital Central de Maputo, a Alice percebeu que o Artur não estava bem. A quimioterapia parecia ter parado de fazer efeito, e este menino de 2 anos que a "tia Alice" visitava regularmente, não estava como nos outros dias.

De tarde, já no regresso ao Hospital, o telefone tocou ainda dentro do carro! A chamada vinha da Oncologia e a notícia parecia inevitável - o Artur rendeu-se ao cancro e já "não existe mais".

Agora é a vez da Adélia, que precisa de ser encorajada com as palavras e orações da missionária. Adélia, a mãe derrotada, que terá de voltar à provincia de mãos vazias, com a capulana dobrada na saca, já tinha pedido várias vezes que a Alice intercedesse junto da médica para a deixar ir embora para Inhambane, preferindo talvez que o Artur dissesse adeus na sua terra, deitado na esteira que o viu nascer, embalado pelos canticos em dialecto.

Mas não foi assim que aconteceu. O Artur morreu na cidade, e não voltará à aldeia. Os seus ossos juntar-se-ão aos milhares que enchem a "secção do bébés" do esgotadissimo cemitério de Lhanguene.

Na Oncologia, as outras mães sentem pelo Artur, sentem pela Adélia, mas sentem principalmente pelos seus filhos, por acharem que serão as próximas.

Aqui a morte não aparece de surpresa! De surpresa, isso sim, aparece a vida!

quinta-feira, agosto 21, 2008

Parabéns Nelson!


Nelson Évora conquista o "ouro" no Triplo Salto Masculino.

sábado, agosto 16, 2008

União Futebol Clube

Hoje foi o primeiro dia do resto da vida desta equipa.


Pela primeira vez em bastantes meses de trabalho, envergaram os novos equipamentos azuis e brancos com uma particularidade nunca antes vista:
Ansiedade para os jogadores, surpresa para os espectadores e equipa adversária, que coisa é esta de colocar tais palavras nas costas dos jogadores, a que chamamos Valores?!

Trata-se apenas de um trabalho que vem sendo feito fora das quatro linhas, na transmissão daquilo que são não apenas os principios ou qualidades que um atleta deve ter dentro do campo, mas, efectivamente das qualidades que todos precisam de ter no outro jogo muito mais complexo - o jogo da Vida.

Um desafio para eles próprios ao envergarem tais valores, uma oportunidade de reflexão para quem lê, e uma semente de educação e transformação de uma sociedade carente.

A caminho do Estádio do Mahafil...



Nos balneários ao ar-livre...

Aquecimento...

Banco dos suplentes...

sábado, agosto 09, 2008

Citius, Altius, Fortius


Começaram os Jogos Olimpicos, o maior evento desportivo à face da Terra.

Mais de 10,000 atletas vindos de 205 países e regiões do mundo lutarão durante 17 dias para conquistar as 302 medalhas de ouro em 28 modalidades.

Apenas alguns alcançarão o ouro, mas todos correrão por ele!

Há mais de 2000 anos, o apóstolo Paulo disse estas palavras:
"Não sabeis vós que os que correm no estádio, todos na verdade, correm, mas um só leva o prémio? Correi de tal maneira que o alcanceis."

Para a maior parte dos atletas olimpicos a luta pela glória desportiva durará apenas 4 anos. Para outros, existe um prémio que vai muito além do ouro - a experiência de uma vida com significado e propósito eterno.

É o caso de Eric Liddel, atleta e missionário escocês na China, que em 6 de Julho de 1924 chocou o mundo do desporto ao desistir de correr a eliminatória dos 100 mt, nos Jogos Olimpicos de Paris, por uma convicção de fé.

Eric Liddel acabou por participar na prova de 400 mt, onde conquistou a medalha de ouro, e bateu o record do mundo.

Após a sua participação olímpica, Liddell regressou ao norte da China, servindo como missionário nas cidades de Tianjin e Siaochang, entre 1925 e 1943. Durante esta estadia na China, Eric for ordenado pastor em 1932, e conheceu e casou com Florence Mackenzie, de origem canadiana, em 1934. Deste matrimónio resultaram três filhas: Patricia, Heather e Maureen. Nas décadas de 1930 e 1940 a China era um território extremamente perigoso, devido à invasão japonesa e aos conflitos subsequentes, relacionados com a II Guerra Mundial. Nesse contexto, Liddell providenciou para que Florence e as filhas fossem evacuadas para o Canadá em 1941, permanecendo ele próprio em território chinês, até ser internado num campo de concentração das forças japonesas, juntamente com outros cidadãos britânicos e norte-americanos, em 1943. Aí faleceu, provavelmente devido a um tumor cerebral e a um surto de febre tifóide, em 1945.

Pessoas que lidaram de perto com ele descrevem-no como alquém que "vivia acima daquilo que pregava".


quinta-feira, julho 24, 2008

Já somos 5 cá em casa!

A nossa familia amentou com a chegada da Maria...










Calma, não é o que estão a pensar!




De facto, a nossa familia aumentou nos últimos dias, quando recebemos uma nova hospede: a Maria, uma gata engraçadissima que uma familia amiga deixou conosco enquanto se deslocou de férias.




Ao inicio fiquei assustado, só de pensar em "mais uma gata" cá em casa, com todos os "miaus" associados. Agora posso garantir que esta Maria não chateia ninguém (ao contrário das outras...) mas mesmo ninguém.




Dorminhoca quase 24 horas por dia, transmitiu a calma que precisávamos nesta altura de férias escolares.




Vamos ter saudades dela...




sexta-feira, julho 04, 2008

Desporto para Portadores de Deficiência



Durante 3 dias, a Handicap International realizou um seminário nacional de reflexão sobre o desporto para pessoas portadoras de deficiência, onde tivemos a oportunidade de partilhar a importância de usar o desporto como uma ferramenta educativa e de intervenção social, com vistas à mudança de comportamentos, especialmente na problemática do HIV/Sida.

Neste seminário foram discutidas também acções concretas quanto à participação de atletas nos próximos Jogos Paralímpicos de Londres em 2012.

Veja o artigo no Jornal Noticias

quarta-feira, julho 02, 2008

domingo, junho 29, 2008

1º Aniversário...

É verdade, podem não acreditar, mas faz precisamente hoje um ano que chegámos a Moçambique! O tempo passa tão depressa, que até parece que foi ontem que chegámos à Cidade das Acácias.

Um ano depois, não podiamos estar mais certos de que este é o lugar onde Deus nos quer.

Nesse dia, tudo o que tínhamos eram 6 malas e uma carrinha velha à nossa espera para nos levar a casa dos nossos amigos missionários Bowers.

Hoje, estamos tão gratos por já termos uma casa para viver, um carro para nos transportar, muito trabalho para nos animar, uma familia muito feliz, e montes de amigos em todo o mundo tornando tudo isso possível.

segunda-feira, junho 16, 2008

Ubabalo eAfrica







"Todos os treinadores deste país, incluíndo os que competem no Moçambola (1ª divisão), deveriam ter participado neste curso. O desporto faria uma diferença em Moçambique se todos os treinadores pudessem beneficiar deste ensino"

Cândido Mabjeca (treinador da 3ª divisão)

O primeiro de muitos cursos, aconteceu na semana passada, durante 4 dias nas instalações do Ministério Arco-Iris, no Zimpeto, arredores de Maputo.

Um Curso de Treinadores em "Formação para a Vida" que pretende capacitar uma geração de treinadores de futebol capazes de influenciar e afectar a vida de todos os seus atletas, tornando-se não somente em bons treinadores, mas acima de tudo, em formadores/educadores de uma geração necessitada de um novo sistema de valores, que produza comportamentos sadios.

quarta-feira, junho 11, 2008

Portugal 3 - Rep. Checa 1




Até em Maputo se sofreu!
Apesar da temperatura baixa, eram vários os locais da cidade onde se podiam assistir ao jogo, e todos eles bem animados.

Nós escolhemos o Jardim dos Namorados, na sua esplanada frente ao Oceano Índico, onde um ecran gigante exibia a força e a emoção da nossa Selecção.
Entre gritos, suspiros, saltos e gritos de vitória, não eram só os portugueses que sofriam... e festejavam. No final, não faltavam os parabéns a Portugal, e aos Portugueses.
Para aqueles que estão a 11 mil kilómetros da sua pátria, hoje foi o nosso dia de Portugal, de Camões e das Comunidades. Ouvimos os parabéns dos Moçambicanos que torciam inequivocamente por Portugal, e agradeciamos, sentindo-nos parte da Selecção.

quinta-feira, junho 05, 2008

União Futebol Clube


Por amor ou por interesse?

Só pode ser por amor, porque "interesse" não têm nenhum! :)


Devem ser dos poucos jogadores que jogam por amor à camisola, pois não recebem nada em troca a não ser o prazer de jogar futebol.


O nome, esse não poderia encaixar-lhes melhor! União é o nome e o lema ao mesmo tempo. Só por isso se explica que já tenham alcançado o topo da tabela classificativa, no Campeonato da Cidade de Maputo (equivalente à 3ª Divisão).


Sem quase nenhuns recursos para a prática desportiva, conta a determinação destes jogadores que teimam em jogar, pedindo botas emprestadas mesmo sem "pitons" ou mesmo sem "equivalência" entre o pé esquerdo e o direito! E esta, hein?


Notícias - União FC na luta pelo "canecão"!
Notícias - União FC cola-se no topo!

segunda-feira, junho 02, 2008

Dia Mundial da Criança


O nosso Dia Mundial da Criança foi passado ontem na Casa das Formigas (Casa Lar dos Rapazes) onde tivemos a 4ª sessão de treino da Escolinha de Futebol.


A técnica/táctica a desenvolver foi a protecção da bola, como a "pérola" mais preciosa dentro do campo, e a necessidade de a proteger do oponente. Agilidade, percepção, visão periférica, rapidez, etc. são ingredientes necessários a uma boa protecção da bola por parte de cada equipa em campo.


Semelhantemente, a nossa vida tem também diversas pérolas preciosas que precisamos de proteger. Entre muitas, estão aquelas qualidades interiores que necessitamos de desenvolver e de proteger, como lealdade, bondade, respeito pelos outros, amor, etc.


Foi uma oportunidade única para pensarmos naquilo que precisamos de guardar acima de todas as coisas: "o nosso coração, pois é dele que procedem as fontes da vida".


Porque o nosso interior é muito mais importante do que o exterior, e a vida muito mais do que um campo de futebol!


sexta-feira, maio 30, 2008

Xenofobia









O número de imigrantes moçambicanos fugidos da África do Sul devido aos ataques xenófobos ultrapassa já os 32 mil, mas outros 10 mil aguardam o transporte de regresso ao país em centros abertos no país-vizinho, segundo dados hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC) de Moçambique.

Eram 21:30 quando um grupo de pessoas atacou Arlindo Nhantumbo, um Moçambicano a viver há 12 anos em África do Sul.
"Aproximaram-se cerca de 10 homens, com armas, dizendo-me que tinha de sair do país. Não sei o que fazer, pois casei com uma Sul Africana, e temos um bébé de 5 meses... estou desesperado."




Sem comentários!

quinta-feira, maio 22, 2008

Amazing Grace

Hoje foram as audições de Piano e Flauta Transversal na Escola Portuguesa de Moçambique, e a Raquel teve o privilégio de interpretar o conhecido hino "Amazing Grace".



quarta-feira, maio 21, 2008

Quando o Sol nasce...

É assim que o sol nasce todas as manhãs em Maputo! Lindo... 5:30 da manhã, estrada nacional N4, rumo à fronteira com África do Sul, em Ressano Garcia.



À medida que me afasto da Cidade das Acácias, deixo para trás o reboliço citadino que começa com a mesma força dos raios de sol que vão batendo no espelho retrovisor do meu carro.

O sol sobe, a cidade acorda e a luz inunda a vida de todos na Terra dos Sorrisos. Mas serão mesmo todos?

De facto o sol quando nasce brilha para todos, mas para uns é apenas mais um dia na incerteza de uma vida, de um futuro, ou de uma familia.

Que o diga a C., uma entre as 1.500.000 crianças orfãs neste país, residente na Casa das Formigas, de que tanto nos orgulhamos de ser amigos!


A foto da C. foi gentilmente cedida pelo amigo Avelino Vieira.