Maputo

Maputo

quinta-feira, março 27, 2008

Visita de Estado


Por ocasião da visita de Estado a Moçambique de S. Exa. Sr. Presidente da Republica, Prof. Cavaco Silva, a comunidade portuguesa foi convidada para uma cerimónia oferecida pela Presidência, que teve lugar, na Escola Portuguesa de Moçambique.

Como não podia deixar de ser, a nossa Mariana lá estava a dançar o foclore português nestas terras de África, e foi ainda a aluna escolhida para entregar um ramo de flores à 1ª Dama de Portugal.

segunda-feira, março 17, 2008

Blog - 7413 Maputo - 3

Apesar deste blog estar a ganhar em número de visitas, é sempre um prazer ir receber alguém ao Aeroporto, que nos decide visitar. Cá em casa há sempre espaço para mais um (ou mais...)





Eram 10:50 quando o A340 da TAP aterrou no Aeroporto Internacional de Maputo, com a nossa 3ª visita, a Cláudia, que decidiu passar as férias da Páscoa, nas terras quentes de África.

Os paizinhos que não se preocupem, pois prometemos devolvê-la ainda melhor de como nos foi entregue!
Cláudia, benvinda a Moçambique!

sábado, março 08, 2008

Obrigado!


Em nome das crianças de Moçambique, OBRIGADO!

Na passada Quinta-feira fomos surpreendidos com o desejo do programa da RTP "Praça da Alegria" em saber mais acerca de nós e em como ajudar-nos a colocar em Moçambique os donativos que tão carinhosamente nos têm sido entregues para estas crianças.

Quando o Jorge Gabriel anunciou em directo que uma telespectadora tinha oferecido o valor necessário para o transporte do contentor, não sabiamos o que dizer.

Obrigado por fazerem com que estas crianças continuem a sorrir!

A todos aqueles que de uma forma pública ou anónima fizeram com que isto fosse possível, o nosso MUITO OBRIGADO!

quarta-feira, março 05, 2008

Olhares...




Por detrás destes olhos estão meninos e meninas de Moçambique. Estão também vidas, todas elas diferentes, todas elas distintas. Vidas que teimam em acreditar que o amanhã pode ser diferente daquilo que o ontem foi. Vidas que teimam em sorrir, mesmo que os pés descalços se queimem na terra quente que pisam diáriamente.

Estes olhos acreditam num mundo melhor, mas não sabem onde está esse mundo. Os grandes dizem-lhes que um dia tudo vai mudar, mas eles não veem ninguém que queira mudar tudo.

Mesmo assim eles acreditam, e continuam a sorrir...

A todos aqueles que nos têm ajudado a "ajudar" estas crianças a acreditarem num futuro melhor, o nosso MUITO OBRIGADO!

As nossas lágrimas poderão continuar a correr, mas os seus olhos - esses continuarão a brilhar!

sábado, março 01, 2008

Está frio por essas bandas?



Por aqui não!

Com as temperaturas quase sempre a ultrapassar os 30 graus, chegando mesmo aos 37º, o melhor lugar para estar no final do dia, é na piscina do Marítimo!
Aliás com estas sereias à minha volta, não tenho outro remédio...

terça-feira, fevereiro 19, 2008

De regresso à paz...

Caros amigos, a paz regressou a Maputo, logo que, na semana passada, o governo anunciou o subsidio ao combustivel para os transportes semi-colectivos, conhecidos por "chapas".

De facto, o litro de gasolina que custa cerca de 35 meticais (1,00 €)custará apenas 31 Mtn aos transportadores, reduzindo assim o custo do combustivel para estes transportes, na ordem dos 11%.

Os transportes voltaram a circular, as pessoas continuam a usar os chapas e a cidade voltou ao normal.

Apenas uma diferença - o povo descobriu uma maneira de travar o governo e de fazer retroceder as suas leis - queima-se pneus, bloqueiam-se estradas e destroiem-se bens.

Pergunta-se agora: qual será a próxima medida que terá semelhante reacção popular?

sexta-feira, fevereiro 08, 2008

As cheias...




Paralelamente à crise politico-económica em Moçambique, amplificada pelos tumultos do passado dia 5 em Maputo, o país foi atingido fortemente por um novo ano de cheias, resultado das fortes chuvas nos países vizinhos terem inundado o Rio Zambeze e forçado populações a deixarem as suas casas e procurar ajuda.


O governo estima que cerca de 95,000 desalojados já estejam nos centros de reassentamento, e que outras 200,000 continuem em risco de perder as suas casas.


Moçambique é um dos países mais pobres do mundo, onde cerca de 60% das crianças vivem abaixo do limiar da pobreza.



Cheias em Moçambique já provocaram 40 mortes

quinta-feira, fevereiro 07, 2008

A paz ténue...


Aparentemente a cidade está calma. Pelo menos a violência acabou - aquela das pedras no ar e dos pneus a arder. Porque há uma outra violência nas ruas - aquela de obrigar milhares de moçambicanos a caminhar dezenas de kilómetros a pé para poderem comparecer nos seus empregos. É que aqui não há tolerância de ponto, como em Lisboa, onde às vezes, as greves dos transportes até dão jeito para ficar em casa, ou ir para o shopping. Aqui nem há tolerância de funcionários, pois caso não apareçam é bem possivel que sejam substituidos.

E por causa dos poucos meticais que recebem, que pouco mais dão do que para um saco de arroz, açucar e óleo, lá vão eles todas as manhãs a caminhar para a cidade, e por incrivel que pareça, com um sorriso de quem já está habituado a sofrer.

Ontem fomos atendidos na farmácia por um rapaz extremamente simpático e que dizia que na noite anterior tinha levado 6 horas a chegar a casa (na mesma cidade...).
Esta manhã, por volta das 6:30, cumprimentámos uma senhora que acabara de chegar para trabalhar na casa ao lado, dizendo que tinha saído de sua casa às 2:30 da manhã, para não perder o emprego.

Hoje as escolas reabriram, apesar dos transportes continuarem em greve.
Segundo o governo, amanhã os transportes vão começar a andar, mas esta tarde os gasolineiros já informaram que iam entrar em greve. Algumas estações de serviço já não têm combustivel.

Carta aberta ao Presidente da Republica de Moçambique
Situação a caminho do normal, mas com falta de gasolina
“Chapas” voltam a circular?

Veja o Video da RTP:
Maputo continua sem transportes públicos

quarta-feira, fevereiro 06, 2008

A cidade sem "chapas"


Graças a Deus, a paz voltou à cidade esta manhã, podendo circular-se à vontade pelas ruas apesar de serem notórios as consequências dos tumultos de ontem.

Apesar do Governo ter anunciado ontem às 23:00 a suspensão das novas tarifas dos "chapas", hoje são os transportadores que protestam de uma forma silenciosa, não trabalhando.
Na cidade sente-se o efeito da falta de comparência de milhares de moçambicanos que estão impossibilitados de se deslocarem para os empregos, bem como o resultado da falta de abastecimentos. Nalgumas estações de serviço, já falta o combustivel, o pão é escasso e algumas prateleiras das lojas estão vazias face à impossibilide de abastecimento no dia de ontem.

A Escola Portuguesa continua fechada como medida de precaução.

Estamos todos bem! Obrigado pela vossa preocupação.

Governo e transportadores recuam
Maputo acordou mais calma depois dos tumultos de ontem

Veja os Videos da RTP:
A capital de Moçambique está a ser abalada por manifestações violentas
Situação mais calma em Maputo

terça-feira, fevereiro 05, 2008

Maputo acordou com violência...


Esta manhã a cidade das Acácias acordou com uma onda de violência, causada pela revolta das populações em torno do aumento de 50% no custos dos transporte semi-colectivos, designados por "chapa", bem como do preço do pão.


Ruas cortadas, pneus a arder, carros vandalizados, etc, revelam bem o estado de espirito em que se encontram os moçambicanos.


A nossa familia está bem, as crianças, por motivos de segurança, foram retidas na escola, mas já as fomos buscar.

Numa tentativa de ir comprar alguns alimentos numa zona segura (pensava eu!) acabei por levar com uma pedra no vidro do carro, mas sem causar grandes danos. Se não fosse o exército a disparar para o ar, ainda estariamos retidos lá no meio da confusão.

Graças a Deus estamos todos em casa, e não pretendemos sair tão cedo!



Violentas manifestações em Maputo deixam seis feridos
Protestos foram convocados por SMS
Vice-ministro do Interior assegura "controlo" da situação e apela à calma
Governo de Maputo disposto a "dialogar"
Escola Portuguesa fechou

segunda-feira, fevereiro 04, 2008

É verdade que corro todos os dias!



Para quem não acreditava, aqui ficam as provas!

É assim que chegamos todos os dias a casa, depois no nosso exercicio fisico, logo pelas 6:50 da manhã (assim que elas vão para a escola) ou ao final do dia.

A correr e a andar (cada vez a correr mais e a andar menos) são cerca de 5 kilómetros que no inicio pareciam um longo trajecto mas que agora, já quase fazemos com uma "perna às costas"(quase!)

sexta-feira, fevereiro 01, 2008

Ubabalo eAfrica

Ubabalo eAfrica significa "A Graça de Deus para África"!

O Campeonato do Mundo de Futebol em 2010 oferece a África a melhor oportunidade para combater os flagelos do HIV/Sida, o desmoronar das familias, a pobreza, a corrupção, a violência e a segregação étnica. Estes flagelos precisam de ser desfeitos por valores morais duradoiros que direccionem os comportamentos do nosso povo.

Através desta iniciativa, as Igrejas e seus parceiros têm a oportunidade de ouro para transformar as futuras gerações de África.

Ubabalo eAfrica é um programa que transforma treinadores de futebol em educadores, e jogadores em exemplos de vida para uma sociedade transformada.

segunda-feira, janeiro 28, 2008

Mais do que palavras...




Quando chegámos a África, percebemos logo que este povo necessita mais do que as nossas palavras!

De facto, o amor de Deus dá-se também em termos práticos, em pequenos actos de compaixão, tentando minimizar a pobreza absoluta em que tantas pessoas vivem nesta terra.

Por exemplo, segundo os dados da Unicef, 38% da população vive com menos de 0,68 € por dia, correspondente a 24 Meticais, numa economia onde 1 kilo de açucar custa 18 Mtn, 1 litro de leite custa 45 Mtn, 1 kilo de arroz custa 30 Mtn, e uma dúzia de ovos custa 44 Mtn.

Graças à generosidade de muitos particulares e algumas igrejas de Portugal, podemos abençoar com roupas, brinquedos, livros e material escolar, algum desse material completamente novo, as pessoas mais carenciadas de diferentes zonas da cidade: Alto Maé, Djuba, Umbeluzi, Machava, Malhampsene e ainda a Casa da Formiga, um orfanato nos arredores da cidade, que produz cerca de 500 refeições diárias para crianças necessitadas da região.

terça-feira, janeiro 22, 2008

Hospital Central de Maputo


O Departamento de Pediatria do Hospital Central de Maputo está cheio de crianças e mães sem visitas, umas porque vêm de outras provincias e os seus familiares não têm possibilidades de as visitar, outras porque simplesmente não têm familiares ou até mesmo porque foram abandonadas no Hospital quando a doença chegou.

A Alice, juntamente com outra missionária moçambicana, tem visitado este departamento todas as semanas à procura destas mesmas crianças, de forma a dar-lhes apoio, atenção, e particularmente uma palavra de esperança.

Tem sido uma oportunidade única para a Alice conhecer estas crianças, contar-lhes uma história da Biblia e dar-lhes um pouco do muito amor de que elas necessitam.

Deixo-vos dois nomes para que se lembrem deles - a Atália e o Alfredo.

A Atália é uma menina que vive nos suburbios da cidade de Maputo, e que durante a noite foi mordida por uma cobra, o que lhe infectou todo o braço direito, tendo já sido submetida a uma intervenção cirurgica para reconstrução do membro.
O Alfredo é um menino com cerca de 8 anos, abandonado pela sua mãe neste hospital há 5 anos atrás, quando o mesmo começou a apresentar um crescimento anormal da cabeça.

Por favor orem por estas e outras crianças com as quais a Alice tem tido a oportunidade de ministrar.

sexta-feira, janeiro 04, 2008

Venham mais...

As nossas primeiras visitas regressaram esta manhã a Portugal. Eram 10:25 da manhã quando o A343 da TAP levantou rumo a Lisboa, com os pais da Alice, os avós das meninas e os sogros do Jorge. Agora queremos mesmo saber quem vão ser os próximos!

Em África também chove...


Depois de 2 ou 3 dias de intenso calor, a trovoada não perdoa!
Estamos no Verão, mas também na época das chuvas, como podem ver pela magnifica foto tirada numa noite de Maputo.

quinta-feira, janeiro 03, 2008

Feliz Ano Novo




Queridos amigos,

A azáfama desta altura do ano tem-nos impedido de actualizar este espaço como desejávamos. E temos tanta coisa para contar!

Nos próximos dias iremos colocar novos posts com diferentes noticias sobre a nossa familia.

Para hoje, deixo-vos as imagens dos ultimos dias nesta linda cidade de Maputo!

sexta-feira, dezembro 14, 2007

Só visto!

A Alice não queria acreditar quando viu os pais a sair do carro esta manhã!

Conseguimos manter o segredo até ao ultimo minuto e ela nem sonhava com o presente de Natal que iria receber.



As meninas também não estavam à espera de verem os avós a entrar na Escola Portuguesa de Moçambique para ouvir a Mariana cantar.

Foi Natal antecipado cá em casa! Chegou bacalhau, café, pão-de-ló, queijo, nozes, passas, figos, marmelada, até pão para rabanadas! Lá vai o Jorge ter de descer e subir mais escadas para compensar!

A todos aqueles que enviaram lembranças e mensagens, muito obrigado por nos acarinharem tanto este Natal!

Vossos, Jorge, Alice, Raquel e Mariana

quarta-feira, dezembro 05, 2007

Boas Festas

Para todos os nossos amigos, e por ser o nosso primeiro Natal nas terras quentes de África, aqui fica o nosso postal de Boas Festas

Clique aqui para abrir

segunda-feira, novembro 26, 2007

Leia isto mesmo que não me conheça...

Este post é especialmente para si, que chegou a esta página não sabe como, talvez por acaso, talvez porque fez uma busca sobre Moçambique, ou talvez porque alguém lhe falou nuns missionários que deixaram a sua terra para ir para África ajudar as crianças.

Se esse é o seu caso, deixe-me contar-lhe a verdadeira motivação que nos trouxe para Moçambique:

Quando Deus criou o mundo, Ele o fez com intenção do homem, Sua criação, viver em perfeita harmonia consigo, o Criador. Mas Deus também deu ao homem a habilidade de fazer as suas próprias escolhas incluíndo a de desobedecer às suas instruções e desejos.
Com tudo à sua disposição, o homem, não satisfeito com aquilo que Deus lhe tinha dado, preferiu desobedecer e ficar de costas voltadas para Ele.

Mesmo assim, ao longo da história, Deus sempre tem desejado reconciliar-se com o homem, e fê-lo ultimamente através de Jesus Cristo, que nasceu, viveu, morreu e ressuscitou há 2 mil anos para provar o quanto Deus continua a amar as pessoas, mesmo quando viram as costas ao Criador. E a todos quantos recebem essa verdade, Deus os recebe como filhos.

Esse é o significado da nossa vida. Saber o quanto Deus nos amou ao ponto de providenciar o Seu Filho Jesus Cristo para morrer por nós. Se você ainda não percebeu o significado da sua vida, ainda vai a tempo de o procurar. Procure-o no único lugar possivel - Deus!

Se você acha que virmos para Moçambique ajudar as crianças é uma grande coisa, deixe-me dizer-lhe que não é nada comparado com aquilo que Deus fez por nós... e por si também!

Procure-o... e achará!