Maputo

Maputo

quarta-feira, agosto 22, 2012

De regresso a casa, na Terra da Boa Gente

Sabia que em Janeiro de 1498, Vasco da Gama chegou pela primeira vez a Moçambique, na sua viagem para a India?

Dado o bom acolhimento da população naquela que é hoje Inhambane, cidade capital da provincia com o mesmo nome, Vasco da Gama chamou-lhe Terra da Boa Gente!

Na verdade, esta é uma caracteristica não só de Inhambane mas felizmente de todas as provincias de Moçambique, cuja simpatia e hospitalidade nos fazem sempre sentir em casa.

Por isso, aqui estamos nós de regresso a casa, nesta Terra da Boa Gente, com muitos sorrisos...





segunda-feira, julho 02, 2012

Noticias de Moçambique... em Portugal

Em Portugal conduz-se no lado direito, em Moçambique, no lado esquerdo.
Em Portugal, 22 graus é Verão, em Moçambique é Inverno!

A nossa agenda, para saber mais acerca de nós:


24 de Junho, 11:30 – Igreja Evangélica do Seixal
24 de Junho, 17:00 – I Igreja Congregacional de Lisboa
25 de Junho, 21:00 – Igreja Evangélica de Almada (Castelo)
27 de Junho, 21.00 - Espaço Amigos de André (Mem Martins)
1 de Julho , 10:00 – I Igreja Baptista do Porto (Tabernáculo)
1 de Julho, 16:00 – Igreja Evangélica de Alumiara (Vila Nova de Gaia)
4 de Julho, 21:00 – Igreja Presbiteriana de Paços de Ferreira
5 de Julho, 21:00 – Igreja Evangélica de Valadares
6 de Julho, 21:00 – Igreja Baptista de Aveiro
8 de Julho, 10:00 – Igreja Evangélica de Algeriz
8 de Julho, 20:15 – Igreja Evangélica da Foz

14 de Julho, 15:00 - Quinta da Estrangeira - Rio de Mouro
15 de Julho, 10:00 – Igreja Evangélica das Torcatas
15 de Julho, 17:00 – Igreja Evangélica do Centro de Almada (OMECA)
22 de Julho, 11:00 – Igreja Acção Bíblica de Sete Rios
22 de Julho, 17:30 – Igreja Acção Bíblica da Margem Sul

24 de Julho, 20:30 – Centro Bíblico de Azeitão
29 de Julho, 10:00 – Igreja Baptista de Rio Maior
29 de Julho, 17:00 – Igreja Baptista de Arrifana

2 de Agosto, 21:00 - Igreja Evangélica de Santana
5 de Agosto, 10:00 – Igreja Evangélica de Mondim de Basto
12 de Agosto, 10:00 – Igreja Evangélica de Alcaniça
15 de Agosto, 20:00 – Igreja Evangélica do Cercal do Alentejo
19 de Agosto, 10:00 – Igreja Evangélica de Sintra (Vila Verde)
19 de Agosto, 19:00 – Igreja Baptista da Ericeira

domingo, junho 10, 2012

UEFA Euro 2012 em Matendene, Maputo

Apenas a 30 kilómetros da cidade de Maputo, na localidade de Matendene, o cenário parece mais com o deserto do que os arredores de uma capital com mais de 1 milhão de habitantes. Confira a imagem aqui no Google Maps!

2 grandes jogos para projectar: Holanda 0  - Dinamarca 1 (que surpresa!) e Alemanha 1 - Portugal 0 (que surpresa?...)

Chegámos ao local por volta das 17:15, conhecido como o "monte", um areal no meio do bairro, onde jovens jogam à bola até o sol tornar o jogo impossivel.



Temos apenas 45 minutos para descarregar o equipamento, sintonizar o satélite Eutelsat W7, montar o ecran, e começar a trasmissão:

Posicionar o carro de acordo com a previsão do vento
 e descarregar o material...

Montagem do equipamento...

A parte mais dificil: alinhar o disco com o satélite
que está a 36553 Km de distância, a 36º E 


Montagem do Ecrã Gigante...


Agora é só levantar e...


Uff... mesmo a tempo do apito inicial!


As máquinas fotográficas têm uma capacidade especial de atraír as crianças e não só aqui por estes lados. Basta os primeiros flashes, para começarmos a ouvir um pouco por todo o lado:


Tia, estou a pedir foto!!!!!

Alô, tirá lá foto aqui ao bradas...

Tou a pedir foto, tou a pedir foto, tou....


sábado, abril 21, 2012

Formação em Maxixe VI - Acção

Depois de 6 dias de formação e preparação, chega o grande dia de pôr em prática com as crianças da comunidade.

Cerca de 150 crianças da comunidade juntaram-se para uma manhã de muita brincadeira mas também de ensino.

Para nós foi o final de uma semana na cidade de Maxixe, provincia de Inhambane, mas para os participantes esperamos que tenha sido apenas o inicio de muitas coisas que irão acontecer.

Narciso com uma das suas crianças

Fausto e a bola que todos querem chutar

Reflexão em pequenos grupos

Saltar à Corda

Futebol... não pode faltar!

Algumas crianças chegaram com as suas irmãnzinhas...

e o Saidate segura no bébé para o irmão poder brincar!

Os Certificados para quem chegou ao fim


sexta-feira, abril 20, 2012

Formação em Maxixe V - Preparação

Depois de 4 dias a descobrir e a testar as mais variadas ferramentas de ensino e intervenção, chega o dia de preparar a actividade prática que terá lugar amanhã, sábado, com as crianças da comunidade.

Completamente independentes os 18 alunos da formação constroem e preparam o seu modelo de intervenção, delegando tarefas, e organizando detalhadamente o trabalho que irão realizar com as crianças que começarão a chegar a partir das 8:00 da manhã.

Tempo de partilha

Apresentação individual
Preparação da Actividade
Tratando dos detalhes

quinta-feira, abril 19, 2012

Formação em Maxixe IV - Aplicação

O objectivo final da aprendizagem pela experiência é providenciar ao aluno uma mudança de comportamento. Para isso é importante que cada um possa fazer uma aplicação pessoal dos principios aprendidos.

Se a unidade dentro da equipa é importante para alcançar os objectivos, a unidade dentro da familia é também importante para o bem estar e sucesso da mesma. Eu tenho de fazer a minha parte dentro da familia, por isso apartir de hoje passarei a varrer o quintal e a buscar água logo de manhã cedo antes dos outros acordarem. Assim farei a minha parte para enriquecer a unidade da minha familia.

Em vez de entregarmos aos alunos principios gerais de ensino, desafiamos o mesmo a identificar as mudanças que ele próprio necessita empreender para aplicar os os principios de ensino. A aluno ganhará também um sentido critico melhorado acerca do que se passa à sua volta.

Uma ilustração das várias vertentes pessoais

O Saidate também sabe subir no coqueiro

Uma ilustração de como é dificil caminhar sem ver

quarta-feira, abril 18, 2012

Formação em Maxixe III - Conclusões

A conclusão é uma etapa muito importante do processo de aprendizagem que tentamos desenvolver nos nossos treinamentos!

Depois dos alunos executarem uma tarefa/actividade e de reflectirem sobre a mesma, naquilo que acharam fácil ou dificil, bem como a descoberta que fizeram acerca da melhor maneira de lidar com os desafios, é importante que todos sejam incentivados a "tirar conclusões" que neste caso é simplesmente descobrir o paralelismo entre aspectos do jogo/actividade e aspectos da vida real que todos também experimentam de diversas formas.

Do mesmo modo que é dificil enfrentar sozinho os adversários dentro do campo, cujo objectivo é tirar-me a bola, é também dificil tentar enfrentar as dificuldades da vida sem a ajuda de alguém.

Aqui é importante que a partilha continue de forma a todos perceberem que têm problemas comuns apesar das diferenças pessoais, mas que a interajude pode levar-nos a descobrir novas formas de lidar com os problemas.

Saidate a partilhar a sua experiência
com os meninos de Hulene


Mais uma tarefa de equipa, onde todos são necessários
 
Tempo de reflexão e discussão de tópicos actuais
Subida ao coqueiro... é possivel!


terça-feira, abril 17, 2012

Formação em Maxixe II - Reflexão

Uma das particularidades da aprendizagem pela experiência é que ela providencia uma excelente atmosfera para a reflexão.

Depois de um jogo, seja ele competitivo ou simplesmente recreativo, o grupo tem todas as condições para reflectir sobre aquilo que aconteceu/experimentou, reflexão esta que, quando elaborada em conjunto é enriquecida gradualmente à medida que todos contribuem com as suas diferentes experiências, sentimentos e aspectos observados ou sentidos.

É a matéria resultante da reflexão sobre o exercício que irá providenciar espaço para a identificação de situações semelhantes da vida real, que têm os mesmos desafios e semelhantemente, as mesmas soluções.

Tempo de perguntas e respostas

Executando uma tarefa em minigrupos

Reflexão e discussão de temas da actualidade

Reflexão sobre a experiência

segunda-feira, abril 16, 2012

Formação em Maxixe I - Jogos

Uma das enfases que damos nas nossas formações é a utilidade de usarmos os jogos e desportos como ferramentas de educação.

Na verdade, todas as actividades que fazemos encerram em si só um sem número de lições que podem e devem ser aplicadas à nossa vida pessoal.

Além disso, a aprendizagem dá-se de uma forma muito mais intensa e permanente se acontecer num ambiente agradável em que todos aprendemos... brincando:

Actividades Competitivas

A importância do trabalho em equipa

Determinação para alcançar os objectivos
Continua amanhã...

sábado, abril 14, 2012

A caminho de Maxixe

Maxixe fica a cerca de 500 km a norte de Maputo, na província de Inhambane, e é para lá que vamos organizar a 9ª formação de líderes durante 6 dias na próxima semana.
Connosco, a aproveitar a boleia irão 3 pacientes da Oncologia do Hospital que foram autorizados a visitarem as familias que vivem na provincia de Inhambane.

Serão cerca de 8 horas de viagem, e a partida está marcada para as 6 da manhã. Acompanhe aqui a aventura... e vá vendo as fotos que iremos "tentar" colocar:

Sábado (22:20)
 O carro está carregado com o material da formação e combustivel extra.
Só faltam os passageiros e as suas bagagens pessoais.

Domingo (8:00)
Paragem em Manhiça para um pequeno lanche e esticar as pernas.

13:00
Chegada a Maxixe

Os barcos que António e Reginaldo apanharam para Inhambane

A Igreja onde começaremos os trabalhos amanhã às 7:30

Graças a Deus, chegámos bem a Maxixe, apesar de cansados! Por ser domingo a estrada estava praticamente vazia e foi possivel fazer a viagem sem grandes sustos.

Obrigado pelas orações!

sexta-feira, abril 06, 2012

A nossa amiga Páscoa

A Páscoa é uma menina com cerca de 11 anos que conhecemos quando estava doente aqui em Maputo. Depois de ter regressado a casa, numa provincia longiqua de Moçambique, nunca mais ouvimos falar dela.

De facto, ela dizia apenas 3 coisas: o seu nome, a sua idade e a localidade de onde tinha vindo. Não gostava de Maputo... dizia ela. Talvez por ser a cidade que lhe roubou parte da infância ou por apenas significar um hospital e muitos tratamentos de quimioterapia.

Hoje lembrei-me dela! Nos últimos dias foi comum ouvir as conversas terminarem sempre com "Boa Páscoa" quase sem nos apercebermos do que isso quer dizer. Talvez pelas mesmas razões porque dizemos Feliz Natal... bom fim de semana... boas férias!

O que será uma Boa Páscoa, para desejarmos aos nossos amigos?
Será para aproveitarem um fim de semana prolongado? Será um desejo que possam festejar com a alegria um momento de familia e uma mesa melhorada? Será pelas amêndoas?

Seria tão bom que ao desejarmos "Boa Páscoa" pudéssemos explicar-lhes porquê!
Boa Páscoa, pela boa noticia que ela nos conta - pela verdade da ressurreição de Jesus, para nos dar uma nova vida, um novo começo!

Já agora, valia a pena pensar nisso!

Uma menina chamada Páscoa

quarta-feira, fevereiro 29, 2012

Parabéns tia Alice!

A tia Alice completou anos!
É assim que se diz aqui, e desta vez houve direito a bolo e velas no Serviço de Oncologia. Os doentes nem se esqueceram da tia Alice e ofereceram-lhe um lindo colar feito de sementes.





Às senhoras não se pergunta a idade, por isso não vamos revelar a idade da Alice, a não ser que o algarismo das dezenas é igual ao das unidades, coisa que só acontece de 11 em 11 anos!

Mais uma vez se prova que o ar de Africa rejuvenesce as pessoas! Com uma filha de 16 anos... terá casado aos 15????