Maputo

Maputo

sexta-feira, dezembro 24, 2010

Feliz Natal



“ E, vendo eles a estrela, alegraram-se com grande e intenso júbilo. Entrando na casa,
viram o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se, o adoraram;
e, abrindo os seus tesouros, entregaram-lhe suas ofertas: ouro, incenso e mirra.”
Mateus 2:10-11


Queridos amigos,

Este é o 4º ano em que temos o privilégio de passar o Natal em África! Bem diferente do que estávamos habituados a celebrar, junto à lareira, com muita roupa quente, o nosso cenário está agora mais próximo da piscina, com t-shirts e Coca-Cola com muito gelo!

Apesar disso, e das poucas luzes de Natal que vemos nas ruas, não deixamos de pensar e de lembrar que nesta altura celebramos o maior acontecimento de toda a história da humanidade. O nascimento de um menino, adorado por uns e odiado por outros, que viria trazer ao mundo uma nova razão de viver, e a esperança de uma vida eterna e com significado.

Por aqui, em Moçambique, continuamos felizes por podermos partilhar esta notícia com todos os que Deus tem colocado no nosso caminho, e sabemos que para isso contamos com a ajuda de muitos amigos que longe da vista mas perto do coração, se têm preocupado connosco. Se esse é o seu caso, muito obrigado!

Que este Natal, seja também uma oportunidade de pensarmos naquilo que nós mesmos queremos oferecer a Jesus, tal como aqueles magos do oriente fizeram quando abriram os seus tesouros. Que o nosso “ouro, incenso ou mirra” seja aquilo que de mais precioso temos e que desejamos dar a quem deu o que de mais precioso tinha – a sua própria vida.

Obrigado por fazer parte da nossa família,

sexta-feira, dezembro 10, 2010

Nós e o gesso

Parece que a nossa familia tem uma certa predilecção pelo gesso!

Em Setembro de 2008, foi a Raquel,


Depois, em Maio de 2009, foi a vez da Mariana,


E agora, em 2010, foi a vez do nosso gato Pimpão!


Aceitamos propostas sobre quem será o galardoado em 2011!

domingo, dezembro 05, 2010

Roupas para quem precisa

Já passaram alguns meses desde que recebemos um contentor cheio de donativos vindos de Portugal, mas ainda temos muitas caixas de roupa, que nem sabemos o que contêm!
Na verdade, muitos têm sido os beneficiários de tanto carinho que recebemos, por muitas vias, e sempre que o fazemos, fazemos questão de que todas as pessoas que recebem roupas ou outros donativos, recebam de facto aquilo de que precisam.
Por isso é que são muitas as horas que gastamos antes que os bens cheguem a quem precisam.
Primeiro temos de abrir as muitas caixas e descobrir o que está lá dentro:


Depois, é preciso dividir por tipos de roupa e tamanhos e arrumar bem arrumadinho nas prateleiras:





E finalmente, voltar a encaixotar de acordo com as necessidades de quem vai receber. Desta vez, foram as crianças do Infantário 1º de Maio, em Maputo:



quarta-feira, novembro 24, 2010

Regresso à net!

Queridos amigos,

Mil desculpas pela ausência injustificada há mais de um mês neste espaço virtual.
O tempo corre mais depressa do que julgamos e por vezes algumas coisas que consideramos importantes, tal como o é a actualização regular deste espaço de comunicação, fica de lado por bastante tempo.

Durante este ultimo mês, muitas coisas aconteceram aqui. Aqui estão a mais interessantes:

- A Mariana participou num projecto de Calçada Portuguesa, e o seu trabalho foi seleccionado para uma exposição no Consulado de Portugal em Maputo,




- A Alice teve a visita da mana Sónia e do sobrinho Martim,



- A Mariana ganhou um concurso de sopas, na Escola Portuguesa,



- Vimos um leopardo no Kruger National Park,



- e continuamos felizes, como sempre!

sábado, outubro 09, 2010

11 anos

A Mariana fez hoje 11 anos de idade, e apesar de ser a mais nova da familia, é a única que celebra o seu aniversário pela 4ª vez no Hemisfério Sul, onde a água se escoa o contrário (sabiam esta?).

Mas não foi só a Mariana a estar de parabéns. O Pimpão, seu gatinho de estimação, também nasceu no dia 9 de Outubro, e completou hoje 1 ano de vida!

As fotos dizem o resto!







segunda-feira, setembro 27, 2010

Jogos Tradicionais de Moçambique


A cidade da Beira recebeu, nos dias 25 e 26 de Setembro o 1º Festival Nacional de Jogos Tradicionais, numa iniciativa do Ministério da Juventude e Desportos (MJD) com vistas à recolha e divulgação dos Jogos Tradicionais das 11 provincias constituintes da República de Moçambique.

Estiveram presentes 11 delegações provenientes de cada provincia de Moçambique (Niassa, Cabo Delgado, Nampula, Tete, Zambézia, Manica, Sofala, Inhambane, Gaza, Maputo Provincia e Maputo Cidade) num total de 275 delegados.

A Cerimónia de Abertura foi abrilhantada por uma exibição de ginástica massiva, elaborada por mais de 800 crianças da cidade da Beira.

O MDI esteve envolvido como parceiro do MJD apoiando a Comissão Técnica na elaboração de documentos, planeamento e acompanhamento do processo de identificação e avaliação dos jogos.

Pretende-se recuperar o valioso património dos Jogos Tradicionais, identificar as suas variantes regionais, bem como transformá-los em ferramentas de educação pelo desporto.













segunda-feira, setembro 06, 2010

De novo a paz

A cidade de Maputo acordou esta manhã normalmente com as pessoas a regressarem às suas actividades normais e o trânsito a fazer-se sem restrições.

Na véspera de um feriado nacional, espera-se que a paz se mantenha por todo o dia e que a cidade possa ser reabastecida com alimentos e combustivel.

Estamos bem e seguros, graças a Deus!

quinta-feira, setembro 02, 2010

Tumultos - 2º dia


Depois de um noite tranquila, com algum tiroteio esporádico, a nossa cidade acordou esta manhã deserta, com todas as instituições fechadas, e praticamente nenhum movimento de carros na rua. A pouco e pouco as noticias vão informando de novos focos de confrontos na periferia, e as televisões começam a mostrar imagens de várias zonas da cidades onde se recomeça a notar alguma revolta.

Na zona onde estamos apenas 2 padarias abriram e como é previsivel, centenas de pessoas se acumulam para conseguir comprar algum pão. Os comerciantes fecharam as portas com medo de actos de vandalismo, e a procura por bens alimentares começa a aumentar, dado ser inicio do mês e algumas familias não terem tido oportunidade de fazer as compras habituais.

Esta manhã saímos à rua e consegui entrar por especial favor numa loja que estava fechada mas com alguns clientes lá dentro. Comprámos leite, pão e ovos para a eventualidade da situação se prolongar por mais dias.

A todos aqueles que têm manifestado a sua preocupação pela nossa familia, gostariamos de agradecer todo o vosso carinho, e dizer-vos que estamos bem graças a Deus, e em segurança.

Veja o video Confrontos em Maputo - JN
Veja a Galeria de Fotos - JN
Jornal de Noticias
Público
Lusa
Renascença
DN Globo

quarta-feira, setembro 01, 2010

Tumultos

Esta manhã a cidade de Maputo acordou mais uma vez com uma série de manisfestações populares em protesto pelo aumento do custo de vida.

Um pouco por toda a cidade, grupos de populares bloqueiam as ruas, queimam pneus, e nalguns casos vandalizam estabelecimentos comercias e viaturas.
Estas manifestações foram convocadas durante o dia de ontem por SMS, incitando a população a manifestar-se nas ruas.

Ouvem-se tiros à nossa volta e viaturas da policia e exército circulam por todo o lado.
As escolas fecharam, e todos são aconselhados a permanecerem em casa.










Mais noticias aqui:

Visão
O País Online
Maputo.co.mz

terça-feira, agosto 31, 2010

Os Big Five

Os Big Five são os 5 "grandes" animais de África - O leão, leopardo, rinoceronte, búfalo e elefante.
Não são fáceis de encontrar, mas estão todos lá.

Para nós foram precisos 3 anos e algumas visitas ao Kruger National Park para que conseguissemos tirar-lhes uma foto:

Leões: a lente da máquina fotográfica não deu mais, mas eles estão lá! cliquem na foto se tiverem dúvidas.

Leopardo: Atravessou a estrada mesmo atrás de nós, mas escondeu-se logo na vegetação!

Rinoceronte: com estes ninguém brinca! Distância é o que é preciso.

Búfalo: Tão perto do carro que nem era preciso muito para perceber quem era.

Elefante: Palavras para quê? Muito respeitinho porque estes têm os pés pesados!

domingo, agosto 29, 2010

21 - 21 - 21


A 21ª visita à nossa casa fez 21 anos no passado 21 de Agosto!

Pois é, o Daniel e a Emily, da Igreja Evangélica de Mondim de Basto, fizeram-nos uma agradável visita depois de 3 semanas num projecto missionário nos arredores de Maputo.

Gostámos imenso de os conhecer, e ainda mais de saber da vontade de servirem os outros. Foram apenas 7 dias conosco mas o suficiente para aprendermos muito com eles e com a sua simpatia!

Voltem sempre... e rápido!