Maputo

Maputo

segunda-feira, dezembro 28, 2009

Um casamento Moçambicano





O nosso amigo (e braço direito do Jorge) Saidate casou!
Casou no dia 26 de Dezembro, mas não pensem que foi o único! Nesse dia casaram outros 3o casais, entre as 8 da manhã e as 16 da tarde, no Palácio dos Casamentos, um dia em que as temperaturas chegaram mais uma vez aos 40 graus centigrados.

O primeiro copo de água foi na casa da noiva (Ginoca) e o segundo foi logo no dia a seguir na casa do noivo!

Uma oportunidade única para provar a gastronomia e a cultura moçambicana.

sexta-feira, dezembro 25, 2009

Dia de Natal em Maputo



Quando as temperaturas batem os 40 graus em Maputo, o melhor a fazer é ir para dentro de água!

Não estávamos muito habituados mas parece que temos uma nova tradição na familia, para o dia de Natal - muitos mergulhos na piscina do Clube Maritimo.

Feliz Natal a todos! Desculpem lá aqueles que estão em frente à lareira... mas não tinhamos outra hipótese!

quinta-feira, dezembro 24, 2009

Xikuembo


Chama-se Alex, e é um dos muitos rapazes que arrumam e "controlam" os carros a troco de algumas moedas.

Esta manhã, o Alex ajudou-me a estacionar o carro e prometeu ficar a controlá-lo enquanto eu ia à Casa de Câmbio trocar dinheiro.

Achei interessante o chapéu que ele tinha na cabeça e perguntei-lhe:

- Mano, onde arranjaste esse chapéu?
Foi um amigo que me deu, boss!
- Sabes o que tem escrito?
Claro que sim, Jesus!
- E sabes quem é Jesus?
Jesus é Xicuembo (Deus em Changana), respondeu imediato apontando para o céu.

Conversámos mais um pouco e prometi oferecer-lhe uma Bíblia.
Neste Natal, a árvore pode ficar a um canto, mas Jesus tem de estar no centro!

segunda-feira, dezembro 21, 2009

Exame Final de Ética




Estes são os meus corajosos alunos, que aceitaram submeter-se às aulas de Ética no CDL - Centro para o Desenvolvimento de Liderança, nos arredores da cidade de Maputo.

O semestre acabou bem, as notas também foram boas, com quase todos a dispensar a exame com mais de quatorze valores.

Não nos esqueceremos facilmente das boas e calorosas discussões sobre Ética, que até nos faziam ultrapassar a hora do intervalo!

O verdadeiro exame, vem a seguir, quando cá fora, na vida que todos vivemos diáriamente, as verdadeiras questões éticas nos surgirem sem avisar!

Boas férias!

domingo, dezembro 06, 2009

Imagens de Arquivo

Para quem não perdeu uma única emissão do conhecido programa SIC ao Vivo, aqui vão as imagens que nunca foram para o Ar, naquela tarde de Verão em Constância.

segunda-feira, novembro 30, 2009

Ultima hora!


Afinal a Mia é um Pimpão...


A noticia foi confirmada esta tarde, num consultório veterinário de Maputo.

Abordada pela nossa equipa de reportagem, a dona, Mariana, não quis fazer comentários, alegando estar ainda debaixo do choque inicial que tal noticia lhe causou.


Contudo, sabemos de fonte segura, próxima da familia, que o referido animal de estimação não deverá ser devolvido para troca ou reclamação.


Mais desenvolvimentos da noticia, nas próximas horas.

Mia


Chama-se Mia, e é o novo membro da nossa familia!
Na verdade foi a prenda de aniversário da Mariana, mas só ontem veio para nossa casa, pois nasceu exactamente no dia 9 de Outubro, 10 anos depois da Mariana.

Confirma-se, mais uma vez, o género feminino em maioria absoluta, cá em casa!

sábado, novembro 28, 2009

Quadro de Excelência


Por ocasião do 10º Aniversário da Escola Portuguesa de Moçambique, foram distinguidos os alunos que integraram o Quadro de Excelência no ano lectivo 2008/2009.

A Raquel foi mais uma vez distinguida e estamos muito contentes por fazer parte deste quadro pelo 3º ano consecutivo.

Parabéns Raquel!

quinta-feira, novembro 26, 2009

Cadeiras de Rodas



Foram finalmente entregues as 2 cadeiras de rodas que trouxemos de Portugal para as crianças da Oncologia do HCM.

Estas cadeiras foram oferecidas pelos alunos da Escola Dominical de uma Igreja Evangélica em Portugal que decidiu aplicar os fundos do seu projecto missionário na aquisição deste material.

Muito obrigado!

Temos uma outra cadeira doada por uma empresa de material hospitalar que ainda está em Portugal à espera de transporte para Moçambique! Obrigado a todos os que têm ajudado este trabalho no Hospital.

quarta-feira, novembro 25, 2009

Acordar em Maputo









4:00 - O dia começa com os pássaros a chilrrear nas árvores. Ao fundo consegue-se ouvir a chamada para as orações na mesquita do Polana.

4:30 - A cidade está praticamente deserta, a iluminação ainda está acessa e contrasta com o céu ligeiramente iluminado pelo sol que ameaça despontar a qualquer momento. Os guardas das embaixadas varrem os passeios, e alguns moradores fazem o seu jogging matinal.

5:00 - Na rádio, ouve-se o Hino Nacional de Moçambique, e repetem-se as noticias mais importantes do dia anterior. O sol já se identificou, e as paragens enchem-se de gente que corre para mais um dia de trabalho. Nos arredores da cidade, corre-se em busca da água que teima em não estar acessivel a todos os lares.

Bom dia, Maputo!

quarta-feira, novembro 18, 2009

Glossário



Para quem estiver interessado em visitar Moçambique, aqui vão algumas palavras que vai precisar de conhecer e usar:


Chapa - Carrinha Hiace de 9 lugares, usada como transporte público dentro da cidade, com capacidade entre 18 e 22 passageiros.

Mola - Dinheiro
Celular - Telemóvel
Crédito - Saldo do telemóvel
Maningue Nice - Muito Giro
Kanimambo - Obrigado
Job - Trabalho
Mulungo - Homem Branco

Diálogo entre um moçambicano e um português:


P - Olá bom dia, está tudo bem?
M - Bom dia boss, eu estou bem, não sei do seu lado...
P -Eu estou bem, só que hoje perdi o telemóvel!
M - Afinal?
P - É verdade, não sei onde o coloquei ontem à noite...
M - Hás de encontrar, não te preocupes.
P - Já agora posso usar o teu para fazer uma chamada?
M - Desculpa, mas estou sem crédito, estou a pedir 20.
P - Toma lá, vai comprar crédito. Já almoçaste?
M - Ainda...

quarta-feira, outubro 28, 2009

Dia de Eleições em Moçambique

A COMISSÃO Nacional de Eleições (CNE) exortou ontem aos cerca de nove milhões e seiscentos mil eleitores residentes em território nacional e no estrangeiro no sentido de afluírem em massa aos postos de votação para a escolha do Presidente da República e dos partidos políticos que terão assento na Assembleia da República e nas assembleias provinciais. Numa exortação aos eleitores, o Presidente da Comissão Nacional de Eleições, João Leopoldo da Costa, instou os cidadãos no sentido de exercerem o seu direito de voto de forma consciente, pacífica e ordeira.

Do nosso lado, assim esperamos que aconteça! Para um Moçambique melhor...

Para acompanhar o processo eleitoral clique AQUI.

sábado, outubro 24, 2009

PRIME Maputo 2009




Recebemos em Maputo a visita de 5 médicos e 1 enfermeira para leccionar durante 3 dias na Faculdade de Medicina, diversas matérias destinadas a médicos, enfermeiros, estudantes e outros técnicos na área da saúde.

Visitámos ainda o Hospital Central de Maputo, departamentos de Oncologia, Psiquiatria e Reabilitação Psicológica, bem como o Hospital Militar e o Centro Integrado de Cuidados e Tratamento para doentes com HIV/Sida.

A PRIME (Partnerships in International Medical Education) é uma organização internacional de formadores na área da saúde, tendo em vista a melhoria da qualidade dos cuidados de saúde prestados aos pacientes, particularmente em países menos desenvolvidos. Este objectivo é alcançado por meio do ensino, capacitação e inspiração de profissionais de saúde em todo o mundo, para que prestem cuidados clínicos de qualidade a cada pessoa, considerada de forma integral. Tem um grupo de formadores constituído por cerca de 100 profissionais de saúde, com experiência académica, pós-graduada e comunitária. A PRIME já realizou acções de formação em mais de 30 países e tem protocolos estabelecidos com faculdades de Medicina e universidades de todo o mundo.
Em nome dos doentes, muito obrigado por ajudarem à formação de melhores profissionais de saúde.

domingo, outubro 11, 2009

Empreendedorismo...


Chama-se Narciso, tem apenas uma perna, está internado no departamento de Oncologia do Hospital Central, e precisou de pouco mais de 1 euro, para começar um negócio que já lhe rendeu 800% em poucas semanas.

O segredo não está guardado em nenhum cofre, nem a força de vontade que o faz levantar todos os dias para ir vender "crédito" para uma das ruas paralelas ao hospital, amparado numas "muletas" que há muito já deviam ter sido substituidas.

"Crédito" é a palavra usada para designar o saldo recarregável para os telemóveis, que se vende por todos os lados da cidade, onde quer que haja um rapaz ou rapariga vendedor(a).

O Narciso também não precisou de encomendar nenhum estudo de mercado para perceber que naquela rua ainda não havia ninguém a vender e que a isso se chamaria uma "oportunidade de negócio".

Precisou apenas de um "financiamento" a fundo perdido, equivalente a 1,25 euros (50 meticais) para comprar crédito que depois venderia com uma margem de 10%.

Agora é fazer as contas! Quanto mais se vende, mais se ganha, e quanto menos se gasta, mais se acumula! E esta, hein?

Uma lição de fazer inveja a muitos alunos de Economia!

sexta-feira, outubro 09, 2009

10 anos



Bom dia a todos! São 6:40 da manhã e a Mariana está pronta para ir para a escola, como sempre acontece todos os dias!

Mas hoje é diferente: Ela já não tem 9 anos! Ela tem 10!

Estamos muito gratos a Deus pela forma maravilhosa como tem protegido e cuidado da Mariana, e por nos deixar ser seus pais.

quarta-feira, outubro 07, 2009

Desculpem, desculpem...

Queridos amigos,

Estamos em falta com todos vós!

Já regressámos a casa há mais de um mês, e ainda estamos a pôr as coisas em ordem.
Não tem sido muito fácil arranjar tempo para escrever aqui, tal como tinhamos prometido a todos.
A Raquel e a Mariana recomeçaram o ano escolar na Escola Portuguesa de Moçambique com novas disciplinas, professores e colegas, mas também com horários bem desencontrados.

A Alice está de regresso ao Hospital Central de Maputo, e o Jorge de volta aos rapazes do orfanato, às aulas de Ética, às traduções, e a outros projectos.

A pouco e pouco a vida vai voltando ao normal, bem como o calor que de vez em quando eleva as temperaturas para os 35º.

Depois de quase 10 mil quilómetros a viajar durante 9 semanas, tivémos o nosso primeiro fim de semana de repouso, numa pequena vila de África do Sul, a uma hora da fronteira.

White River tem paisagens tão verdes que dá vontade de fotografar a toda a hora!



sábado, agosto 29, 2009

De regresso a casa

62 dias e 10.000 km depois, sem contar com as 23 horas de viagem entre os dois hemisférios, chegámos a nossa casa.

No aeroporto de Frankfurt, valeu-nos o delicioso Pão de Ló da Dª Elisa. Era bom, mas acabou-se...



A subida nos céus da Europa...


Algures, a muitos pés de altitude...






11 horas depois da subida, a aterragem em África...

sábado, junho 27, 2009

Moçambique em Portugal

Queridos amigos, esperamos por vocês:

Primeira Igreja Baptista do Porto (28 de Junho - 11:30) a
Igreja Evangélica de Valadares (28 de Junho - 17:00) a
Centro Evangélico "O Caminho", Ermesinde (5 de Julho - 10:30) a
Igreja Evangélica em Algeriz (12 de Julho - 10:00) a
Igreja Evangélica de Vila Nova de Milfontes (19 de Julho -11:00)a
II Igreja Baptista do Barreiro (19 de Julho - 18:00) a
Amigos de André, Mem Martins (22 de Julho - 21:00) a
Igreja Evangélica do Centro de Almada (23 de Julho - 21:00) a
Igreja Evangélica das Torcatas (26 de Julho - 9:30) a
Igreja Baptista da Ericeira (26 de Julho - 18:00) a
Acção Bíblica de Lisboa (2 de Agosto - 10:30) a
Igreja Evangélica de Santana (6 de Agosto - 21:00) a
Igreja Baptista de Rio Maior (9 de Agosto - 10:30) a
Igreja Baptista de Arrifana (9 de Agosto - 16:00) a
Centro Bíblico de Esmoriz (10 de Agosto - 20:00) a
Igreja Evangélica de Mondim de Basto (11 de Agosto - 21:00) a
Igreja Evangélica do Seixal (16 de Agosto - 10:00) a
Igreja Congregacional de Lisboa, Chelas (16 de Agosto - 16:00) a
Igreja Evangélica de Almada, Castelo (17 de Agosto - 21:00) a
Igreja Evangélica de Alcaniça (23 de Agosto - 10:00) a
Igreja Evangélica do Centro de Almada (23 de Agosto - 17:30) a

sexta-feira, junho 26, 2009