Maputo

Maputo

quarta-feira, janeiro 15, 2014

Livros do ano 2013

Durante o ano de 2013, tive a oportunidade de ler alguns livros fantásticos que gostaria de partilhar aqui e de recomendar a todos que tenham curiosidade sobre alguns destes tópicos:


Uma das minhas leituras preferidas todas as manhãs. A história do Cristianismo Contemporâneo através de pequenos relatos diários do que foram os homens e mulheres que Deus usou através da história. Atreveria-me a dizer que é uma espécie de continuação do livro de Actos até aos nossos dias...


Um dos mais importantes livros para todos aqueles que estão envolvidos na erradicação da pobreza ou desenvolvimento social e comunitário. Particularmente para todas as organizações cristãs que pretendem ajudar os mais necessitados.


No mesmo contexto do anterior mas particlarmente focado nas missões de curto prazo que algumas igrejas ou agências missionárias promovem, com um elevado custo económico, mas por vezes questionável beneficio para os destinatários. Uma leve mas interessante abordagem sobre inteligência cultural.


Um guia para entender as diferentes culturas "frias" e "quentes" num mundo globalizado e multicultural. Uma grande ajuda para entender o porquê de não entendermos certas atitudes dos outros, quando vistas à luz dos nossos preconceitos culturais.


Indispensável para qualquer ocidental que trabalhe com África ou em África, e onde dinheiro esteja envolvido! :) Uma perspectiva muito lógica e sensivel às diferentes formas como 2 hemisférios tratam do assunto de dinheiro.


Uma ferramenta fantástica para todos aqueles que têm a agenda tão sobrecarregada que já nem sabem onde ela está. Ideias simples de implementar que mudarão o dia-a-dia de quem tiver coragem de as implementar.


Do mesmo autor, uma série de 52 dicas simples e objectivas em como organizar o tempo e a agenda, ser mais produtivo e focado nas coisas realmente importantes.


Todos os que têm algum nivel de liderança deviam ler este livro (ainda estou a lêr). Seja apenas um pai de familia ou um director de empresa, o autor desvenda aquilo que tem impedido os lideres de exercerem uma liderança efectiva.


Uma interessante abordagem sobre desenvolvimento em Moçambique.



É impossivel viver em Moçambique e nunca ter ouvido falar do Assassinato do jornalista Carlos Cardoso. A leitura deste livro oferece uma visão clara do que foi a vida e carreira deste jornalista e o que eventualmente levou ao seu desaparecimento.


Um dos melhores (se não o melhor) livro que já li sobre o papel de Portugal no mundo. Imperdivel. Para saber que foram os portugueses que levaram as túlipas, o chocolate e os diamantes para a Holanda, introduziram, na Inglaterra, o hábito do chá das cinco e deram a Bombaim a chave do Império. Ensinaram a África a proteger-se contra a malária e levaram carregamentos de escravos para a América. Introduziram, na India, o ensino superior, o caril e as chamulas e, no Japão, a tempura e as armas de fogo. Tudo isto contado por Martin Page, um antropólogo, jornalista e investigador britânico!

segunda-feira, janeiro 13, 2014

Futebol em directo

O Torneio MDI2014 teve inicio este sábado e continuará por mais 2 semanas, onde 8 equipas de futsal de várias igrejas da cidade de Maputo se defrontarão para mostrar o seu talento desportivo.




Agendado para a Escola Secundária Josina Machel, a chuva que caiu minutos antes de começar, obrigou-nos a deslocar todos para a Escola Comercial (mesmo ao lado) onde um campo coberto permitiu que os jogos se realizassem.

No final do dia era tempo para outro futebol. Desta vez a transmissão em directo do Jogo Inaugural do Campeonato das Nações Africanas, no bairro do Chamanculo, onde África do Sul defrontaria os nossos Mambas.

Apesar do jogo se realizar na linda Cidade do Cabo, deste lado a chuva tinha afectado bastante o terreno e a transmissão seria feita numa zona um bocado "enlameada".

A euforia começou quando Moçambique marcou o primeiro gol, mas infelizmente não durou muito tempo. O jogo terminou com uma vitória da África do Sul por 3-1.

Alinhar o Satélite

Montar o Ecrã

Os primeiros espectadores
Um testemunho durante o intervalo


Uma forma pouco vulgar para sentar!