Maputo

Maputo

domingo, novembro 27, 2011

Há mais bicicletas, mas há desenvolvimento?

Este é o título de um livro escrito por Joseph Hanlon e Teresa Smart acerca do desenvolvimento em Moçambique, que faz uma abordagem muito interessante acerca daquilo que é visivel ter mudado em Moçambique, mas ao mesmo tempo a realidade de que muitas pessoas são mais pobres agora do que há décadas atrás.

Curiosamente, não é possivel falar em Bicicletas sem pensar em Quelimane, capital provincial da Zambézia, banhada pelo Rio dos Bons Sinais, nome dado por Vasco da Gama, durante o seu caminho para a India.


´Nesta cidade, reinam as bicicletas! Certamente o principal meio de deslocação da sua população, onde é possivel "apanhar" uma bicicleta em qualquer esquina para nos conduzir a qualquer local da cidade por uns meros 5 meticais.






É claro que sempre podemos usar o "clássico" automóvel, mais confortável em tempo de chuva, mas nem sempre mais prático e rápido para chegar a todo o lado. E antes de iniciar viagem, não se esqueça de verificar que tem todos os acessórios para todas as eventualidades, incluindo furos! Senão pode acontecer-lhe o que nos aconteceu - tivémos um furo... mas o "macaco" não estava incluido!


O que nos valeu foi a boa vontade dos Moçambicanos que estão sempre prontos para ajudar a levantar pesos...


E o improviso necessário para usar um pilão como suporte!


E esta, hein?