Maputo

Maputo

segunda-feira, novembro 24, 2008

Se eu fosse uma flor...


Se eu fosse uma flor, gostava de estar no jardim da casa do João, e de ser regada pela água da mangueira, estar sempre feliz e alegre, disposta a começar um novo dia.


Um dia, aconteceu uma coisa muito triste, mas para o João era alegre – era o dia de aniversário do João. Ele convidou o Mikael, seu melhor amigo, o Marco, o Ivo, o Fahim e o Elzo. Algumas meninas, a Ana, a Inês, a Marisa, a Mariana, a Cláudia e o resto era família. A pessoa mais importante era a Mariana porque ela era muito amiga da flor.

Os amigos estavam a jogar futebol. E… num instante… calcaram a flor. A Mariana, tão assustada, quase a chorar, ouviu o João a dizer: Anda cá comer uma fatia de bolo – gritou o João até perder a voz, porque a Mariana não fala quando está assustada, ou a chorar.

Depois o João chama a Marisa, para falar com a Mariana: Marisa!!! Marisa, anda cá!!! Mas a Marisa estava a comer a deliciosa tarte… Ana!!! Ana!!! – gritou o João. Sim, diz o que queres? Ainda bem que desta vez calhou-me a mim no jogo da Verdade e Consequência, há anos que não jogava…

A Mariana não fala, e está a chorar.
Ok, ok, queres que eu trate disso…Ai… Ai… Ai…

A festa continuou mas a Mariana estava na mesma, até que um pequeno sorriso houve na cara da Mariana.

E! E! E! E! E! E!...
O João acabou de fazer 9 anos!

No fim da festa foram todos para casa, mas a Ana ficou em casa do João deitada a chorar. Então, também tu a chorar? Eu sei porque a Mariana estava a chorar, porque a flor morreu… - disse a Ana. Oh, que pena! disse o João.

20 anos depois…

A Ana estava casada com o João e tiveram gémeas. Chamavam-se Cláudia e Patrícia.
A Marisa foi para França trabalhar numa empresa de móveis. E estava grávida.
Todos tinham uma flor para honrar a Mariana.
Um dia, foi a festa da Mariana e deram-lhe umas flores, como por exemplo: uma Margarida, Girassol, Malmequer, Rosa, Túlipa e Amélia.
Ela ficou com tantas flores, que nunca mais se esqueceu daquele dia, e sempre que regava essas flores pensava no quão é importante uma florzinha!

Fim

Mariana Pratas
4º Ano EPM-CELP(texto não editado)

quinta-feira, novembro 06, 2008

Trabalhos Manuais na Oncologia
















Foi dia de Trabalhos Manuais no Departamento de Oncologia do Hospital Central de Maputo!


Na mesa, bem como em algumas camas, estavam os papeis, os lápis e os artistas! Muita imaginação para colorir as folhas que pouco a pouco se iam enchendo de riscos, traços e sombras multicores.


Coloridos ficarão também os sorrisos daqueles que um dia ali entraram, numa esperança incerta do dia em que voltarão a casa.


2º Lugar do Campeonato



Depois de uma temporada bem "suada", e várias semanas a liderar a tabela classificativa, o Clube de Futebol União terminou em 2º lugar, a uma "nesga" de ser promovido à Divisão de Honra.

Terminaram com grande Honra, ao vencerem o Munhuanense Azar por 3-2.

Parabéns ao 1º de Maio, campeão da cidade, promovido à Divisão de Honra.

Nota Breve: Um agradecimento especial à Alice, que com muito carinho e "abnegação" se encarrega de lavar as camisolas após os jogos, e de lhe restituir o "branco" original
.