Maputo

Maputo

sexta-feira, outubro 24, 2008

Formigas...




Foi feita, esta manhã, a primeira distribuição de roupas a todas as crianças que a Casa das Formigas ajuda no Bairro da Liberdade em Maputo.

Graças à generosidade de muitos amigos em Portugal e ao patrocicio de entidades privadas e oficiais tanto em Portugal como em Moçambique, muitas famílias irão beneficiar nos próximos meses dos muitos donativos que tão graciosamente foram enviados.

A entrega destes donativos às familias carenciadas far-se-á faseadamente, para evitar a acumulação de bens e o seu destino para o mercado informal, que prolifera por todo o país.

A equipa da RTP fez a cobertura desta entrega bem como a recolha de imagens das várias actividades e valências da Casa das Formigas.

Em breve anunciaremos a data da emissão do Programa Praça da Alegria, em que estas imagens serão difundidas.

quarta-feira, outubro 22, 2008

Parcerias...



Recebemos a visita de uma equipa dos "Ambassadors in Sport" vindos de África do Sul e de Inglaterra, que tiveram oportunidade de fazer vários jogos amigáveis e "clinicas de futebol".


Colaboraram connosco, num jogo com a nossa equipa da União, onde perderam por 6-0 (dizem que não estão habituados a jogar em campos de terra... pois, mas estamos em África!) e numa "clinica de futebol" na Casa das Formigas, onde semanalmente levamos a efeito um treinamento de futebol e vida.

domingo, outubro 12, 2008

Festa no Jardim

Pois, o Jardim dos Namorados estava cheio! Só festas de aniversário eram talvez umas sete.


A Mariana e os seus colegas tiveram um bolo especial, oferecido pela "tia Paula"!


Não perca a reportagem já a seguir:




quinta-feira, outubro 09, 2008

Parabéns Mariana!


Pois, parece que foi ontem, mas já passaram 9 anos!


É a mais nova da familia, mas é também a única que já completou 2 aniversários em Moçambique.


Ela nem pode imaginar como vai ser a sua primeira festa com os colegas da Escola Portuguesa, no próximo sábado!


Depois das 42 mensagens que tinha no e-mail, e a primeira chamada de parabéns às 6:20 da manhã, passando por todos os moçambicanos que TIVERAM DE SABER que a Mariana fazia 9 anos hoje, só falta ver o que ainda está para vir.


PS - O bolo tem mesmo 9 velas, apesar de uma estar escondida da máquina fotográfica!

terça-feira, outubro 07, 2008

Bom dia Maputo...

O dia começa cedo nesta cidade!
São 5:20 da manhã, as avenidas estão mais ou menos desertas, as luzes ainda acesas e alguns desportistas aproveitam para fazer o seu "jogging" matinal antes de ir para o trabalho.

Pouco a pouco a vida vai começando e o movimento aumentando. Os vendedores de rua preparam as suas bancas para servirem os primeiros clientes do dia.


Daqui a pouco, as ruas desertas serão ocupadas pelo transito caótico de milhares de carros e "chapas" (carrinhas de 9 lugares, com 20 passageiros). Um novo dia começará na Cidade das Acácias, aquela que já foi uma das mais bonitas cidades de África.


É fantástico viver nesta cidade!

sábado, outubro 04, 2008

Bom Português


Falamos como escrevemos, ou escrevemos como falamos?
Pois, a lingua portuguesa nem sempre é bem usada nesta terra.
Para muitos, o que importa é que se entenda minimamente o que as palavras querem dizer.
Em pleno centro da cidade de Maputo, este "outdoor" com publicidade à medicina tradicional, mostra como é dificil escrever em "bom português"! E esta, hein?