Maputo

Maputo

sexta-feira, maio 30, 2008

Xenofobia









O número de imigrantes moçambicanos fugidos da África do Sul devido aos ataques xenófobos ultrapassa já os 32 mil, mas outros 10 mil aguardam o transporte de regresso ao país em centros abertos no país-vizinho, segundo dados hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Gestão de Calamidades (INGC) de Moçambique.

Eram 21:30 quando um grupo de pessoas atacou Arlindo Nhantumbo, um Moçambicano a viver há 12 anos em África do Sul.
"Aproximaram-se cerca de 10 homens, com armas, dizendo-me que tinha de sair do país. Não sei o que fazer, pois casei com uma Sul Africana, e temos um bébé de 5 meses... estou desesperado."




Sem comentários!

quinta-feira, maio 22, 2008

Amazing Grace

Hoje foram as audições de Piano e Flauta Transversal na Escola Portuguesa de Moçambique, e a Raquel teve o privilégio de interpretar o conhecido hino "Amazing Grace".



quarta-feira, maio 21, 2008

Quando o Sol nasce...

É assim que o sol nasce todas as manhãs em Maputo! Lindo... 5:30 da manhã, estrada nacional N4, rumo à fronteira com África do Sul, em Ressano Garcia.



À medida que me afasto da Cidade das Acácias, deixo para trás o reboliço citadino que começa com a mesma força dos raios de sol que vão batendo no espelho retrovisor do meu carro.

O sol sobe, a cidade acorda e a luz inunda a vida de todos na Terra dos Sorrisos. Mas serão mesmo todos?

De facto o sol quando nasce brilha para todos, mas para uns é apenas mais um dia na incerteza de uma vida, de um futuro, ou de uma familia.

Que o diga a C., uma entre as 1.500.000 crianças orfãs neste país, residente na Casa das Formigas, de que tanto nos orgulhamos de ser amigos!


A foto da C. foi gentilmente cedida pelo amigo Avelino Vieira.

segunda-feira, maio 19, 2008

Escola Portuguesa de Moçambique

Aproxima-se o final de um ano lectivo, e como é habitual os pais dos cerca de 1300 alunos, de 22 nacionalidades diferentes, serão convidados para assistir ao resultado de mais um ano de trabalho.

Desta vez foram as turmas de música do 6º ano, a encher o auditório Carlos Paredes com as suas vozes e instrumentos.



segunda-feira, maio 12, 2008

Vem aí um contentor...


Sexta-feira passada foi o primeiro dia de uma longa jornada até que as crianças da Casa das Formigas possam receber as dádivas de amor de tantos portugueses!

Um contentor de 20 pés, a "abarrotar pelas costuras" já está a caminho de Moçambique!

Estamos gratos a todos os que tornaram possivel que isto acontecesse, a todos aqueles que contribuiram com materiais ou valores para que o contentor chegasse a quem precisa.

Uma palavra especial de gratidão para as empresas que suportaram TODOS os custos de transporte, na origem:




Em nome das crianças de Moçambique, KANIMAMBO!

Acompanhe AQUI o trajecto do nosso contentor!

domingo, maio 11, 2008

Dia da Mãe





A Raquel e a Mariana têm a melhor mãe do mundo!

Palavras para quê? Vejam na foto como a Alice consegue segurar as 2 filhas, e sempre com um sorriso!
...
Quem sofre sempre com estes dias especiais é o pai! Já não basta ninguém ter escrito nada neste blog sobre o dia do pai, hoje, quando ele tentou tirar uma foto ao lado da mãe (a estrela do dia) tinha de haver logo uma árvore a meter-se no meio. E esta, hein?

quarta-feira, maio 07, 2008

Mulher Criativa


A edição nº 15 (Maio/Junho 2008) da revista Mulher Criativa deu-nos o privilégio de partilharmos com as suas leitoras uma parte da nossa vida aqui em Moçambique, mais concretamente, o trabalho no Hospital Central de Maputo.


Clique aqui para saber onde adquirir um exemplar ou fazer uma assinatura da revista.

segunda-feira, maio 05, 2008

Casa das Formigas




Foi com enorme alegria que recebemos um grupo de 31 portugueses, numa passagem por Maputo. Ainda melhor foi ter a oportunidade de partilhar com todos, o trabalho que é feito diáriamente na Casa das Formigas, providenciando 500 refeições diárias a crianças da área.

Obrigado a todos aqueles que abençoaram a Casa com as roupas, livros, material escolar, etc, que trouxeram nas suas bagagens, bem como ao Sr. Presidente da Câmara Municipal de Lagos, que enviou também uma mala cheia de coisas novas para estas crianças de Moçambique.

Hospital Central de Maputo - Pediatria



Podia chamar-se Pedro, João ou Miguel, mas para nós chama-se Dário.

Foi abandonado pela sua mãe, numa das ruas da cidade de Maputo, na semana passada.
Conduzido ao Hospital, o pequeno Dário aguarda agora a sua entrada para uma instituição que lhe proporcionará o lar, a alimentação, a educação, e oxalá a esperança de um futuro melhor.