Maputo

Maputo

quinta-feira, abril 17, 2008

Lurdinhas




"...O valor de Lurdes Mutola deriva de ela ter vencido todo um historial de dificuldades. Imaginemos que Lurdes Mutola, em lugar de treinar a sério, faria a exigência de partir uns metros à frente das suas adversárias, argumentando que era pobre e vinha de um país martirizado. Mesmo que ela ganhasse, a sua vitória deixaria de ter qualquer valor. O exemplo parece ridículo mas é este exercício de 'coitadismo' que praticamos vezes sem conta. A solução para o desfavorecido não é pedir favores. É lutar mais do que outros por um mundo onde não sejam preciso mais favores..."

Mia Couto

segunda-feira, abril 14, 2008

Se uma porta se fecha...

Se uma porta se fecha aqui
Outras portas se abrem ali
Eu preciso aprender mais de Deus
Porque Ele é quem cuida de mim


Esta estrofe cantada pela Raquel Sousa (Vou voar) tem acompanhado a nossa familia, ainda andávamos nós pelos "caminhos de Portugal" a partilhar o nosso sonho para Moçambique. Depois de todo este tempo, continuamos a ouvir estas palavras com toda a certeza de que Ele é quem cuida de nós.


Por razões que só Deus sabe, a oferta de uma telespectadora da Praça da Alegria, não está mais disponivel para suportar os custos do transporte do contentor para Moçambique.

Por essa razão a RTP fez hoje algumas imagens das centenas de caixas que corações generosos têm canalizado para ajudar Moçambique, para que na Quarta-feira, no programa Praça da Alegria, o apelo vá novamente para o ar.



Parece que agora já não precisamos de um contentor de 20 pés, mas sim de 40! É assim que Deus trabalha, e estamos ansiosos por ver o que Ele vai fazer a seguir.


Uma nota especial para as empresas Damco, Maersk Line e Safmarine que oferecerão uma boa parte dos custos de transporte, e para todos aqueles que de uma forma anónima têm feito o possivel e impossivel para que as crianças Moçambicanas possam continuar a sorrir.

Tristeza na Terra, Alegria no Céu...


A Casa das Formigas está mais pobre!

O Dércio (11 anos), um dos alunos da nossa primeira Escolinha de Futebol, faleceu na passada quarta-feira, após ter regressado do Hospital aonde foi observado com fortes dores abdominais e diarreia.

Regressou à Casa-Lar pelo seu próprio pé, mas já não acordou no dia seguinte. Um menino cheio de energia e vontade de jogar à bola, deixou os seus colegas e professora desamparados, mas ao mesmo tempo certos de que o Dércio não vive mais num dos países mais pobres do mundo, mas num lugar onde tudo é perfeito, na presença de Deus!

Nos ultimos dias, outros 6 já se deslocaram ao Hospital com os mesmos sintomas, estando 2 crianças ainda internadas.

Lembrem-se destes pequeninos nas vossas orações!

terça-feira, abril 08, 2008

12 anos...







Quem diria, parece que foi ontem que a parteira me ligou do Hospital de Gaia a dizer que tinha nascido uma rapariga, mas já passaram 12 anos!

As exigências não foram muitas, apenas lasanha (do melhor que já provei no mundo...) para o jantar e um bolo de côco para a sobremesa.

Oxalá continues assim, minha querida filha...





sábado, abril 05, 2008

Escola de Futebol

A Casa das Formigas é um orfanato nos arredores de Maputo, que inicia apartir de hoje uma Escola de Futebol entre os cerca de 40 adolescentes internos.


Semanalmente teremos o prazer de treinar estes jovens com as técnicas e tácticas de futebol, paralelamente com os valores necessários para ser bem sucedido fora das 4 linhas.

Valores como o Respeito, a Lealdade, a Coragem, e a Inter-Ajuda, entre muitos outros, servirão de tópico para que estes jovens possam descobrir aquilo que faz de um jogador de futebol, um verdadeiro "jogador de vida" pronto a influenciar não somente a sua equipa, mas principalmente a sua comunidade.






sexta-feira, abril 04, 2008

Venham os próximos...


Eram 17:35 em Maputo quando o A340 da TAP descolou em direcção a Lisboa, levando a Cláudia de regresso a casa, após 3 semanas intensivas de experiência africana. Lágrimas para lá e para cá (coisas de mulher...) a esta hora já está no ar, estando prevista a sua chegada a Pedras Rubras amanhã pela 8:35 da manhã.


Por cá, ficamos muito contentes com a sua visita, e já estamos a imaginar quem serão os próximos a nos visitar! As inscrições estão abertas!